Segurança | 09/02/2013 | 10:30
Agente prisional é detido pela DIC
Especial de João Zanini, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Mais um importante passo foi dado pela segurança pública do Estado na tarde de sexta-feira, dia 8. Em parceria com a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão e policiais de Jaguaruna, agentes da DIC de Criciúma se deslocaram até a praia do Farol de Santa Marta, em Laguna, para prender pessoas envolvidas nos recentes ataques a ônibus e residência de uma policial civil criciumense na região.
Surpreendentemente, um dos três que foram pegos pela polícia era agente penitenciário do Departamento de Administração Prisional (Deap) e trabalhava no Presídio Santa Augusta. RCC., teria beneficiado os membros da facção criminosa, aliando-se a eles nas ações e repassando informações importantes. No flagrante, havia ido buscar drogas no Farol, 50 gramas de cocaína, ao lado de HJR, de Criciúma, que saiu do Santa Augusta em 31 de dezembro de 2012. Estava preso por tráfico.
A abordagem se deu desde a manhã, quando os policiais criciumenses fizeram campana. Quando o veículo em que estava o agente e o parceiro passou por Camacho, os policiais deram ordem de parada e voz de prisão em flagrante delito aos dois. Enquanto eram encaminhados para a delegacia de Jaguaruna, agentes de Criciúma já estavam na casa de H., no bairro Santo Antônio, local em que encontraram uma espingarda calibre 12 no forro. A esposa de H., VP, de 46 anos, estava em casa e foi presa por posse ilegal de arma de fogo. A espingarda havia sido furtada de uma loja içarense de caça e pesca, na SC-445 (antiga 444).
Segundo o delegado regional, Jorge Koch, a operação foi um sucesso por ter desmantelado o que – acredita – era o braço direito da facção criminosa que tem aterrorizado o Estado. “Atingimos um órgão importante relacionado ao crime e ao tráfico de drogas. Pode ser que o agente levasse drogas para dentro da unidade, mas vamos investigar com cautela”, afirma o delegado.
“Após os atentados, a polícia intensificou os trabalhos para identificar os autores dos ataques. Na manhã de ontem, os cinco agentes trabalharam muito bem”, congratula. “O delegado Danilo Valdetaro, de Forquilhinha, também nos ajudou muito, e quero agradecê-lo“, pede. Em ato contínuo, os agentes foram até o bairro Vila Zuleima e prenderam preventivamente VHG, 25, por associação para o tráfico de drogas. A participação dele também vai ser investigada a fundo. Para a mulher de H., V., foi arbitrada uma fiança de R$ 4 mil e, até o fechamento desta edição, ninguém havia pago.
» ESPORTES: Árbitros de SC passam por capacitação em Nova Veneza
» POLÍTICA: Campanha eleitoral é deflagrada na TV