Cotidiano | 05/04/2013 | 12:49
Bairros de Içara buscam elevação a distrito
Especial de Francieli Oliveira, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Se depender da mobilização das lideranças de bairros, Içara ganhará um distrito em breve. Após a emancipação do Balneário Rincão, único com o título, Vila Nova, Esplanada e Presidente Vargas estão na disputa. Nesta semana, a comunidade de Vila Nova esteve reunida e, agora, tenta viabilizar um encontro com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PT), já que a lei precisa ser de origem do Executivo. A comunidade é a que está mais adiantada no processo, já que preenche todos os requisitos especificados na Lei Orgânica.
O movimento em Vila Nova é encabeçado pelos vereadores André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), e Pedro Mazzuchetti (PMDB). De acordo com Polakinho, o encontro dessa semana reuniu lideranças dos bairros, que contornam Vila Nova. “Ficou decidido que vamos agendar uma reunião com o prefeito e, após uma sinalização positiva, vamos reunir toda a população”, explica.
Durante a reunião também foi manifestada a vontade de que todas as comunidades em torno da BR-101 até o limite com o Balneário Rincão, como Esplanada, Rio Acima e Poço Oito, façam parte do novo distrito. Mas, de acordo com Polakinho, por enquanto não há nada definido, até porque é preciso primeiro realizar o encontro com o prefeito.
O vereador garante que, pelo menos por enquanto, o pensamento é apenas por tornar a região um distrito. A possibilidade de emancipação não é discutida “até mesmo porque a legislação está mais rigorosa e é preciso cumprir uma série de exigências”, complementa.
Esplanada, por ser uma das comunidades mais distantes do Centro de Içara, também reivindica há bastante tempo o título de distrito. O movimento também começa a ganhar força no bairro Presidente Vargas, incluindo também o Demboski e Liri. “Vamos conversar com o prefeito”, adianta o vereador Joacir Domingos Pereira, o Boca (PMDB). Segundo o parlamentar, a região fica afastada e, por consequência, a população tem dificuldades para realizar ações como pagar o IPTU.
O procurador de Içara, Walterney Réus, explica que para tornar-se distrito é preciso seguir requisitos da Lei Orgânica, como população, eleitorado e arrecadação não inferiores à quinta parte exigida para criação de município. A existência, na povoação-sede, de pelo menos 400 moradias, permanentemente ocupadas, escola pública, posto de saúde e posto policial. “A criação de um distrito é uma questão da organização administrativa e passa pela aprovação da Câmara de Vereadores”, relata o procurador.
A expectativa com a criação de um distrito é que a administração municipal fique mais próxima da população local. Polakinho relata ainda que tornando-se distrito é possível reivindicar a instalação de lotéricas e até mesmo agências bancárias. “A estrutura física da administração municipal vem para mais perto da população, os funcionários estarão aqui prestando os serviços”, enfatiza. “Com isso, a população é melhor atendida, assim como as empresas que já estão instaladas e as futuras”, garante o vereador.