Cotidiano | 28/10/2011 | 13:45
Cemitérios preparados ao Dia de Finados
Especial de Rafaela Pereira, do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Quando o Dia de Finados se aproxima, os cemitérios passam a receber inúmeras visitas. Familiares aproveitam para limpar as tumbas, repor as flores e acender velas. Em Içara, os cemitérios já estão sendo preparados para o feriado.
A aposentada Olívia Scotti, 75 anos, aproveitou a tarde ensolarada de quarta-feira e juntamente com sua faxineira, Lílian, foi até o cemitério municipal limpar o túmulo de seus familiares. No jazigo está enterrado o marido, sogro e sua sogra. “Venho todos os anos aqui limpar, mas além dos Finados costumo sempre estar aqui fazendo minhas orações”, disse ela.
Mesma iniciativa das irmãs Ieda e Janice, que, munidas de vassouras, produtos de limpeza e baldes com água fizeram uma grande faxina na sepultura onde estão sepultados seus pais, tios e duas irmãs. Elas contam que como tem o tempo mais livre, sempre se disponibilizam em fazer a limpeza. Para elas, a vinda ao cemitério não somente no Dia de Finados é muito importante. “As pessoas ainda vivem dentro da gente”, destacam.
Zeladores e coveiros fazem faxinas e se organizam para a data, onde geralmente triplica o número de visitantes. “Estamos cuidando da limpeza. Tirando todo o lixo, os restos de entulhos. Também estamos limpando a capela onde serão feitas celebrações. Tudo ficará de acordo para receber o visitantes no Dia de Finados”, explica a zeladora e responsável pelo cemitério Bom Pastor, Nadiabel Teixeira.
De acordo com a zeladora, os familiares já foram proibidos de realizar qualquer obra no local. “Proibimos que as famílias façam reforma dez dias antes do feriado por que sempre gera muita sujeira, acúmulo de entulho e é necessário tempo para que coloquemos tudo em ordem. Por isso, pedimos que as famílias respeitem o solicitado”.
Essa solicitação, inclusive, já foi encaminhada para a Prefeitura de Içara. Segundo o coveiro, Valmir Fernandes, falta apenas a aprovação do prefeito para que o projeto seja encaminhado para a Câmara de Vereadores. “Solicitamos que a realizamos de obras no cemitério fosse proibidas um mês antes do feriado. É trabalhoso colocarmos tudo em ordem, e as obras sempre deixam muita bagunça. Então imagina se cada família vir aqui alguma reforma no local. A gente não vai conseguir da conta. Agora estamos esperando a aprovação do prefeito para o projeto se enviado para a Câmara e entrar em votação”, explica.
Ao todo, a cidade de Içara possui oito cemitérios. No bairro Vila Nova, um dos que mais recebe visita nesta época, os preparativos para o feriado também já começaram. ”Já está praticamente tudo pronto. Agora só falta pintar o meio fio de branco, só estamos esperando a tinta chegar”, diz o zelador Sérgio Gobbo. Todo o material para a limpeza dos cemitérios é enviado pela Prefeitura Municipal.
Nadiabel afirma que tudo o que vem sendo solicitado, está sendo encaminhado. “Nós pedimos o material e eles nos atendem. A prefeitura têm mantido a manutenção dos cemitérios inclusive nessa época do ano”, conta a zeladora. Como este é um feriado nacional, todos os anos os zeladores já ficam apostos para as melhorias que devem ser feitas. Nadiabel levanta a questão das calçadas. “Nós pedimos para as famílias, se puderem, fazer as calças em frente as capelas. Porque se torna mais fácil de limpar. Com a grama é complicado porque temos que apará-las sempre. Algumas famílias já realizaram, e esperamos, que no próximo ano, todas estejam feitas”, finaliza.
CELEBRAÇÕES - Na véspera de feriado e no Dia de Finados, serão realizadas celebrações no cemitérios das cidades. No dia 1, isto acontecerá na Capela Bom Pastor, no Centro, às 20h. No mesmo local acontecerão celebrações às 9h e 16h. Em Vila Nova, será às 8h. Na Lagoa dos Esteves, às 8h30. Para a comunidade de Pedreiras, o início está marcado para as 9h40. Já em Boa Vista e Urussanga Velha, às 16h.