Cotidiano | 23/01/2014 | 14:49
Cetrad de Içara entra no Programa Reviver
Especial do Jornal da Manhã
Compartilhar:
A primeira etapa do Programa Reviver - Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas, vai atender 42 comunidades terapêuticas para o acolhimento imediato de 430 dependentes químicos. Até o final do ano a parceria do Governo do Estado, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e as entidades vai garantir 1,2 mil pessoas em tratamento. Em Içara o projeto começa pelo Centro de Tratamento de Adicções, o Cetrad.
Ainda neste ano serão 900 vagas para adultos e 300 para adolescentes. Entre as ações previstas pelo Reviver há o diagnóstico e o cadastramento de comunidades terapêuticas, capacitação de profissionais destas comunidades, elaboração de protocolos de prevenção, pesquisa de avaliação do cuidado e da reinserção familiar e elaboração de material instrucional.
O projeto tem investimento de R$ 12 milhões, desse total, com R$ 8,9 milhões já nesta primeira etapa. "O problema com as drogas é uma das maiores desgraças da sociedade nos dias de hoje. Por isso temos que lutar juntos, buscar alternativas com estudos e fortalecer as ações daqueles que estão na ponta da linha pesquisando", ressalta o governador Raimundo Colombo.
t