Economia | 29/11/2013 | 11:20
Cluster intensificará produção local
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
A maioria dos componentes utilizados para tratores vem de cidades de diferentes estados do país. E a intenção da Budny Tratores e Implementos é que os produtos passem a ser fabricados por empresas da região. Para isso, está sendo lançado o projeto Cluster Industrial Budny, que nada mais é que a união de empresas que atuam em segmentos semelhantes, para tornar determinado trabalho ainda mais eficiente. E, de acordo com o presidente da empresa, Carlos Budny, o projeto irá, também, aquecer ainda mais a economia da região.
“Concentrar esse tipo de atividade em Içara, Criciúma e outras cidades irá desenvolver ainda mais a região. Hoje recebemos componentes do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e diversos outros lugares. Mas com tantas empresas aqui, temos que fazer parcerias que trabalharão em conjunto”, explica. Para apresentar a ideia à empresários, será realizado no próximo dia 4 uma reunião na Associação Empresarial de Içara (Acii).
“A Budny tem um produto que requer muitos componentes. Nossa intenção é convidar empresários que queiram fabricar esses componentes para os tratores. Vamos apresentar a ideia primeiramente aos empresário de Içara, depois estaremos fazendo também uma reunião em Criciúma”, destaca. O projeto Cluster Industrial é imediato e será colocado em prática assim que novas empresas forem captadas. Atualmente, a Budny já possui cerca de dez empresas parceiras, algumas ainda em fase de adaptação e outras que já estão na parte prática.
“A Budny se enquadra na linha de implementos agrícolas. É uma parceria que tem dado muito certo e que foi crescendo com o passar dos anos. Percebemos que a empresa tem um interesse muito grande de fomentar a economia da região e isso é algo que valorizamos”, completa o diretor comercial da Tintas Bemil, fornecedora para a indústria de Içara, Tiago Magro. Situada em Criciúma, a Bemil produz tintas, vernizes e complementos para a repintura automotiva e pintura industrial. Ela atua em todo o estado de Santa Catarina, como também em algumas cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
Além de buscar parcerias com empresas, a Budny também já traça projetos que serão desenvolvidos junto com a Satc. Carlos Budny visitou a instituição de ensino com a intenção de estreitar laços para que novos trabalhos possam surgir. A ideia é fomentar o desenvolvimento da região por meio de projetos que auxiliem a economia e a profissionalização do Sul do Estado.
“A Budny quer ser alicerce para transformação econômica regional, por isso estamos conhecendo a estrutura de quem é referência em mão de obra qualificada. Temos muito que fazer pela economia daqui”, destacou o presidente. A Budny prevê para 2014 a produção de dois mil tratores. “A parceria com a Satc se dará de diversas formas. Um delas é ajudar a formar profissionais que tenham interesse de atuar na área. Vamos também disponibilizar um trator para que eles possam fazer estudos, etc”, acrescenta.
De acordo com o coordenador do Parque Tecnológico da Satc Luciano Biléssimo, a intenção é desenvolver modelos de parceria que incentivem a geração de emprego e renda. “Os produtos criados pela Budny têm muito valor agregado, por isso precisam de gente qualificada, e isso vem ao encontro da proposta da Satc”, finalizou. Budny e Satc voltam a negociar projetos de parceria nos próximos dias. A visita foi acompanhada pelo consultor de relacionamento da escola com o mercado, Jefferson Morona.
CELEBRAÇÃO - Uma missa especial será realizada na igreja matriz São Donato, de Içara, neste sábado, dia 30, para celebrar os 23 anos de história da Budny. A empresa içarense iniciou suas atividades no dia 23 de novembro de 1990 e permanece na Cidade do Mel até hoje. A celebração também marcará um ano da inauguração da unidade de tratores, a segunda unidade da empresa em Içara. A missa começa às 19h e terá a participação dos funcionários da Bundy na liturgia e em momentos especiais e de homenagens.