Cotidiano | 29/04/2011 | 16:10
Contra cáries, escovar é preciso
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Transmissível pelo beijo, por alimentos e até talheres, a cárie está inserida no ambiente em que se vive. Quando há equilíbrio da saúde bucal ela habita sem causar problemas. Para não fazer da bactéria um tormento aos dentes é preciso então prevenção. Conforme o dentista Juliano Silvério da Silva, a recomendação é a escovação da boca.
A higienização deve ocorrer pelo menos três vezes por dia. O número, contudo, pode ser ampliado caso se ingira algum alimento doce. “Usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia e adotar enxaguantes bucais também auxiliam na higiene bucal. Mas, não substituem uma boa escovação”, recomenda o profissional.
Quanto à cárie, Juliano alerta para os problemas que acarretam a falta de cuidados. Segundo ele, “a doença pode atingir até a polpa coronária (nervo do dente) causando a necrose”. Ou seja, pode evoluir até a morte do nervo do dente. Neste caso, obrigando o paciente a fazer tratamento de canal (endodontia). Ao perceber mancha escura ou sensibilidade com água gelada, quente ou doce, ele deixa como orientação a busca de um dentista.