logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 19/08/2010 | 08:35

Cresce observações de baleia franca

Jornal Agora com informações do Projeto Baleia Franca

Compartilhar:

Para quem quer ver de perto as ilustres visitantes de inverno do litoral catarinense, a hora é agora. A segunda quinzena de agosto chegou com intensificação de registros de avistagens de baleias franca entre Torres/RS e Florianópolis/SC, caracterizando o início do pico da temporada de observação da espécie em águas catarinenses. De acordo com números levantados pelo Projeto Baleia Franca, só nos últimos 15 dias foram relatadas mais de 200 avistagens na porção Centro-Sul do litoral catarinense e no município de Torres/RS.

“Na última segunda-feira foram avistados sete grupos de pares de fêmeas acompanhadas de filhotes no período da manhã e 11 grupos à tarde, entre estes, indivíduos adultos sozinhos, fêmeas acompanhadas de filhotes e outros grupos com adultos socializando. Nesta terça-feira, tivemos a avistagem de cinco grupos registradas entre as praias da Cal, Prainha e Praia Grande. Os dados obtidos a partir dos pontos fixos em Torres nos últimos cinco anos mostram que o número de avistagens tem aumento a cada ano neste local”, explica o gerente de Campo do Projeto Baleia Franca, Rodrigo De Rose.

De acordo com a diretora de Pesquisa do PBF/Brasil e Ph.D. em Biologia Animal, Karina Groch, as praias localizadas no entorno de Laguna e Imbituba consolidam-se como recordistas em avistagens, entretanto as constantes ocorrências em Torres e Florianópolis comprovam o padrão de distribuição do período. “O padrão de distribuição das francas no início da temporada indica um maior número de avistagens no Extremo Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, caracterizando a chegada de muitos indivíduos ao nosso litoral, além de algumas avistagens mais espaçadas na área central, como Florianópolis e adjacências. Por estarem compreendidas entre o Centro e o Sul de nossa costa, as praias de Garopaba, Imbituba e Laguna registram maior ocorrência destes cetáceos, mas percebemos que a maioria dos grupos ainda não optou por um lugar de permanência. Elas estão em trânsito”, explica Karina.

Os locais favoritos desta temporada só serão definidos durante o pico de avistagens, que começa nesta segunda quinzena de agosto, se estendendo até por volta da primeira quinzena de outubro. “O pico de avistagens se caracteriza por ser o período em que todas as baleias franca que migram para a nossa costa já chegaram e se instalaram em SC e a maioria das fêmeas já procriou, ou seja, justifica o maior número de avistagens que registramos no período entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro. A partir da segunda quinzena de outubro, os grupos começam a sua viagem de volta ao pólo sul, sendo que geralmente as últimas avistagens são registradas na segunda quinzena de novembro”, finaliza a bióloga.


Na edição 191 do Jornal Agora você também confere:

Jornal Agora

» ESPORTES: Caiçara enfrenta o Grêmio Turvense no Sábado

» ELEIÇÕES 2010: Inaugurado comitê PP/PDT em Içara