Economia | 30/07/2011 | 11:40
Em 20 dias, Casa do Pescador concluída
Especial de João Henrique Brandão, do Jornal do Rincão
Compartilhar:
Para os pescadores do Balneário Rincão esta semana foi especial. É que eles vêem o sonho da nova sede para a Colônia de Pescadores Z-33, a Casa do Pescador, mais próximo de virar realidade. A obra recebeu uma das últimas vistorias e em aproximadamente 20 dias já estará pronta para ser entregue aos pescadores.
A informação é do coordenador de infraestrutura do Ministério da Pesca, Leandro Balestrin. Ele esteve na obra para garantir que esteja dentro das especificações técnicas. E, conta que levará para Brasília um relatório contando os detalhes da obra e o prazo para o término. “Ainda tem algumas coisas pendentes, por isso teremos que fazer uma última vistoria para liberar o pagamento final da obra”, explica.
Com os dias contados para a conclusão da nova sede dos pescadores, o presidente da entidade, João Picollo, já planeja a festa de inauguração. “Os aproximadamente 1 mil pescadores associados da Colônia trarão um peixe para a festa”, antecipa. Além da comemoração de inauguração, o representante dos pescadores também já organiza os espaços dentro do novo prédio.
“Os projetos que já acontecem na sede atual, como oficinas de artesanatos feitos com escamas, alfabetização digital e as aulas de informática continuarão sendo feitos na nova sede, mas com mais conforto”, conta. “Estamos felizes, mas isso é uma etapa. O projeto da Colônia é amplo. Queremos ainda conquistar um frigorífico para que os pescadores tenham onde armazenar e comercializar o pescado, o que trará benefícios também para os consumidores, que poderão comprar o peixe mais em conta”, enfatiza.
Além de trazer benefícios para os pescadores, o presidente avalia que a nova sede irá também aquecer o turismo no novo município, já que irá disponibilizar aos turistas a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura e a culinária pesqueira. “A colônia não é só um lugar para fazer a carteira de pesca, mas sim um lugar para dar apoio e garantir ao pescador a permanência na atividade além de garantir melhor qualidade de vida”, sublinha.
» GERAL: Ações solidárias agasalham o Balneário Rincão
» POLÍTICA: No escândalo das cédulas, juiz determina afastamentos