Economia | 09/04/2012 | 16:18
Estiagem beneficia a produção de mel
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Se na agricultura a falta de chuva é motivo de preocupação, na apicultura a estiagem é comemorada. Afinal, a estimativa é para a colheita de 9 mil toneladas de mel no estado. Conforme o vice-presidente da categoria em Santa Catarina, Agenor Castagna, a safra é a melhor dos últimos sete anos.
Conteúdo relacionado:
21/05/2010 » Mel: Içara menos doce
“Além de quantidade teremos um produto com mais qualidade por causa da seca. Em 2011 houve problema também com a mortandade das abelhas. Isto não ocorreu agora”, destaca. “Somente a Minamel vai comprar cerca de 1,5 mil toneladas”, completa o empresário. O montante calculado por ele representa uma elevação de 66,6% em relação ao último ano.
O mel negociado atualmente é da região litorânea. Trata-se de uma produção baseada na transformação dos eucaliptos. Além da atual safra há também a produção da primavera. A diferença é que as abelhas são transferidas então para a serra e se utilizam de plantas silvestres. “Damos prioridade para os apicultores da região. Mas também há produtores de outros estados”, pontua.