logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 21/06/2011 | 22:35

Famílias mais próximas de um lar próprio

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A primeira centena de famílias içarenses pré-selecionadas para a ocupação do residencial Amanda Costa foi reunida nesta terça-feira, dia 21. O encontro ocorreu no Centro de Eventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI). E, teve a participação das pessoas interessadas na compra dos imóveis, além da Prefeitura Municipal e da Caixa Econômica Federal.

“É preciso que os beneficiários conheçam os prazos, direitos e deveres para uma futura convivência no residencial. O entendimento é necessário pois o descumprimento das normas implica o rompimento do contrato”, detalha o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Altamir Durle.

A primeira etapa dos encontros com as famílias pré-selecionadas serviu exatamente para elencar os detalhes do programa Minha Casa, Minha Vida. “O projeto habitacional de Içara é um dos maiores do Sul de Santa Catarina. Perde apenas para Lages e Criciúma, ambas cidades de maior população”, completa Altamir.

Conforme Rita de Cássia, dentre a primeira centena de famílias pré-selecionadas, aquelas que receberão aprovação final serão conhecidas em até dois meses. Trata-se então de um dos últimos passos para a efetiva aquisição. Ainda segundo a assistente social Daniela Militão, todo o processo iniciou com o cadastramento de quase 1 mil pessoas. No primeiro filtro, passaram 237. E, o número então caiu conforme as seleções tanto da Prefeitura Municipal quanto do banco financiador, a Caixa Econômica Federal.

“Os fatores de seleção observados incluíram, por exemplo, a existência de mulheres na chefia familiar, quantidade de pessoas atingidas por imóvel, renda e o tempo de residência em Içara”, destaca a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Rita de Cássia Vieira. Ao todo, o empreendimento imobiliário terá 188 apartamentos construídos numa parceria do Governo Municipal e Federal.

A Caixa Econômica Federal ficou com a responsabilidade da construção. Já a Prefeitura tem a incumbência de atuar na seleção, auxílio aos moradores antes e depois da ocupação dos apartamentos, além da pavimentação do acesso aos prédios. A expectativa é que a entrega ocorra ainda em 2011.