Cotidiano | 14/04/2009 | 14:46
Fumantes lutam contra o vício
Lucas Lemos, Alexandra Cavaler e Ministério da Saúde
Compartilhar:
Em 2009, o trabalho anti-tabagismo ainda estará sobre o foco da Secretaria de Saúde de Içara. Por isso, os participantes dos Grupos de Tratamento com interesse em continuar no projeto federal devem entrar em contato com a responsável pelo programa, Glicia Pagnan Silveira, através do (48) 3461-3710. Depois de formada a turma com os usuários de cigarro, já participantes do acompanhamento, novas equipes deverão ser criadas. Mas nenhuma data está definida. "Os interessados em participar poderão obter informações nas Unidades de Saúde dos bairros", explica Glícia.
De acordo com as estatísticas içarenses, em 2008, cerca de 90% dos lares possuíam algum fumante. O calculo teve como base a Zona Sul do Balneário Rincão, onde há 2,4 mil famílias. Foi lá que o primeiro grupo iniciou o projeto em 2007, sendo que a maioria dos pacientes tinha mais de 50 anos. Esses dependentes químicos compõem um grupo de risco em relação a certas doenças. Estudos constataram que 90% das pessoas que tem câncer de pulmão eram fumantes. Outros problemas que também podem surgir é o câncer de boca, impotência sexual e deficiência auditiva.
Em cada cigarro, são mais de 4 mil substâncias que se acumulam nos pulmões. Dessas, 43 são cancerígenas. Além disso, o produto possui nicotina. Este é o principal composto, pois é o que causa vício. Tudo começa com um experimento. Aos poucos a dependência passa a ser maior. Então, de um cigarro, a pessoa passa a consumir uma carteira. Quando se conscientiza que está viciado é porque já sente problemas nos pulmões.
O QUE O CIGARRO PODE CAUSAR NO SISTEMA:
- Nervoso: dores, derrame cerebral, alergias, dentes amarelados, irritações nos olhos, aceleração de catarata.
- Respiratório: bronquite, efisema, infecções, tosse e câncer.
- Circulatório: aterosclerose (endurecimento na parede das artérias), entupimento das veias, infarto do miocárdio (lesão no músculo do coração que impede que cheguem até o órgão sangue e nutrientes.
- Digestório: úlceras (feridas na parede do estômago), câncer em todo o caminho da fumaça (boca, faringe, esôfago, pâncreas). O alcatrão fere a mucosa do estômago.
- Reprodutor: as substâncias do cigarro causam impotência.