logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 27/02/2012 | 21:48

HSD define datas para transição

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

As 14 entidades que formarão o Conselho Deliberativo serão notificadas até o dia 2. No dia 8 acontecerá a prestação de contas aos presidentes e indicados pelas instituições. Já no dia 20 será realizada a eleição no Hospital São Donato. Estes são os prazos para a transição na fundação filantrópica. O calendário foi elaborado em reunião nesta segunda-feira, dia 27.

Entre as entidades que estão previstas no estatuto, apenas o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs ainda não apresentou representantes. O Conic tem direito a dois cargos. Há também instituições que não oficializaram os nomes. É o caso, por exemplo, da União das Associações Comunitárias que também possui duas vagas, Associação Espírita e Sindicato dos Trabalhadores Rurais com uma cadeira de cada.

O Lions indicou Pedro Piazza. O Rotary apresentou Waldemar Luiz Casagrande. Na Associação Empresarial a escolha foi por Edmilson Zanatta. Na Câmara da Mulher Empresária, a opção atual é Rosemari Pizzetti. A Rede Feminina está elencada por Inês Barrichello. Aldo de Souza aparece pela Apae. Adalberto Pizzetti pela Cooperaliança. E Antônio Novelli pelo Sindicato dos Aposentados.

Na reunião de entidades, a Câmara de Dirigentes Lojistas apareceu com Higino Giassi. Trata-se de um dos nomes já cogitados para a presidência. “Talvez a recompensa possa vir lá no céu”, inclusive admite o empresário. Caso seja o nome de consenso, ele avalia a função como um desafio que precisa ser encarado com o apoio de toda a sociedade. “Uma andorinha só não faz verão”, parafraseia.

Além da sociedade organizada, o Conselho Deliberativo terá também quatro integrantes da área da saúde ligados diretamente com a fundação hospitalar. Ao todo serão 19 cadeiras. Dentre elas ficará eleito então um presidente deliberativo, o Conselho Diretor com presidente, secretário e tesoureiro, além do Conselho Fiscal com três membros.

Também conforme prevê o novo estatuto, as indicações deverão ser renovadas a cada quatro anos. Mas isto não acontecerá de forma simultânea para todos. O Lions, Rotary, CDL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Espírita, Associação Empresarial, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Apae, Cooperaliança e Sindicado dos Aposentados terão os primeiros nomes válidos inicialmente por dois anos. Após 2014 a renovação acontecerá também a cada quatro anos.

“Muitas vezes fui para a imprensa reclamar dos empresários. Fiz isto de propósito. Foi para provocar os empresários. Acho que alcancei o meu objetivo. Não retiro uma vírgula. Espero que estas pessoas que farão parte do hospital se doem. A situação é crítica, mas não é desesperadora”, pondera o atual presidente do HSD, Acirton Costa. “Ajudarei no que for preciso depois do meu mandato. Não serei igual a presidentes que depois que passaram pelo cargo deram as costas para o hospital”, pontua.