logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 06/08/2010 | 07:39

Iniciada a Geração Sorriso

Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - jornalismo@gazetasc.com

Compartilhar:

Você sabia que a saúde do seu filho começa pela boca? E que os cuidados devem iniciar durante a gestação e nos primeiros dias de vida do bebê? Todas estas informações estão sendo repassadas pelo programa Geração Sorriso. Promovido pela Secretaria de Saúde de Içara, o projeto tem como objetivo orientar as mães sobre os cuidados com a dentição das crianças mesmo antes que ela apareça. A dentista Fernanda Guglielmi Faustini Sônego é quem coordena o programa iniciado na segunda-feira, 2, no Hospital São Donato.

Mãe de primeira viagem, a dona-de-casa Irene do Nascimento recebeu as primeiras orientações na manhã de terça-feira e ficou surpresa. “Eu não tinha conhecimento disto. Agora aprendi a escovar os dentinhos do meu filho para evitar cáries”, disse ao segurar o pequeno Igor, de um dia. Também impressionada com as informações estava dona Simoni Matias Bernardino, mãe do pequeno Francisco, de um dia. “Os cuidados vão muito além do que a gente imagina. Nunca limparia a boca do meu filho não fosse pelas orientações”, disse.

A coordenadora do programa explica que a limpeza deve ser feita com uma fralda umedecida com água filtrada ou fervida. “Colocando a fralda na ponta do dedo, a mãe deve limpar a gengiva, bochecha e a língua do bebê sempre após as mamadas”, orienta. Ainda segundo ela, após o surgimento dos primeiros dentinhos, o uso de uma escova dental com cerdas macias é recomendada. “Nesta fase, a mãe pode introduzir também o creme dental, mas é preciso ficar atenta, pois o correto é usar creme dental sem flúor”, ressalta e acrescenta. “O hábito de escovar os dentes tem que ser despertado ainda nos primeiros dias de vida da criança”, coloca Fernanda.

O Programa Geração Sorriso integra o programa Prevenção a Saúde Bucal, destinado aos estudantes de 0 a 14 anos da rede municipal de ensino. Desenvolvido há 14 anos pela Secretaria de Saúde ao realizadas ações preventivas ao surgimento de cáries. Segundo Fernanda, o motivo de estender o atendimento aos bebês foi a constatação de que crianças de apenas três anos de idade já chegam nos Centros de Educação Infantil com cáries. “Isto é sério, e leva a uma destruição dentária muita rápida. Acomete, portanto bebês e está associada muitas vezes a alimentação na madrugada e a desinformação dos pais”, fala preocupada.

Dividido em três etapas, inicia com os cuidados com a gestante, tratamento odontológico e palestras promovidas pelas Unidades de Saúde. A segunda parte acontece após o nascimento do bebê, com orientações de como amamentar e os cuidados com a higiene bucal. A terceira etapa acontece quando a criança retorna para casa, nas unidades de saúde do bairro onde mora. As visitas dos dentistas acontecerão de segunda à sexta-feira, no horário das 8 horas às 9 horas.

ALEITAMENTO - O melhor e mais completo alimento para todo bebê é o leite materno. Conforme a enfermeira coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Maristela Meinert até os seis meses o leite materno é o único alimento que deve ser dado à criança. “O leite contém todos os anticorpos e proteínas necessárias para o desenvolvimento da criança, além do vinculo afetivo criado entre mãe e filho”, ressalta. Segundo a enfermeira, essas recomendações são repassadas a todas às mães que integram o Grupo de Gestante, formados nas unidades de saúde de cada bairro. Até os seis meses não é necessário oferecer chás nem mamadeira, pois o leite materno além de alimentar sacia a sede ao mesmo tempo. Outra vantagem da amamentação é que ela também contribui para o correto desenvolvimento da face do bebê. Ela estimula que o bebê respire pelo nariz, engula bem os alimentos e também favorece o bom posicionamento dos dentes na boca.


Na edição 363 do Jornal Gazeta você também confere:

Jornal Gazeta

» ECONOMIA: CDL espera incremento de 5%

» GERAL: Sul registra maior nevasca dos últimos 20 anos