Cotidiano | 18/04/2011 | 22:11
Movimento é criado pela moralização da Saúde
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Se eram casos que ratificassem os problemas de atendimento na saúde pública de Içara que faltavam para uma mobilização popular, agora não há mais o que esperar. Com depoimentos de quem procurou o Hospital São Donato e não achou, parte dos içarenses cansados com os problemas deflagraram o início de um movimento pela moralização do serviço. Isto ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 18.
Conteúdo relacionado:
18/04/2011 » HSD terá revezamento de vereadores
A criação de um grupo foi realizada em reunião com os vereadores na Câmara Municipal, dentre eles, Acirton Costa, presidente do HSD. “Vamos convidar entidades organizadas para acompanhar os trabalhos do hospital e reverter esta situação”, explica Valdemar Felício. A mobilização orquestrada por ele foi desencadeada após falta de profissionais para atender uma neta na instituição hospitalar. “É uma angustia muito grande precisar do serviço e não ter”, detalha.
“Acho que a primeira coisa a ser feita é colocar um relógio ponto nas unidades de saúde e no Hospital São Donato”, enumera o vereador Jurê Carlos Bortolon. “Temos que fiscalizar os médicos. E, não é sozinho que faremos isso. É preciso união”, ainda completa ele. “Tudo o que a Câmara puder ajudar, estaremos à disposição”, garante o presidente da casa, Darlan Carpes (PP).
“Se eu pudesse demitir e tivesse dinheiro para pagar, já teria feito. Contratamos uma psicóloga para aprimorar o atendimento ao público. Mas, o que mais dificulta é a falta de médicos”, afirma Acirton. “Cerca de 70% dos nossos problemas é porque a Secretaria de Saúde não está funcionando direito. O Município não está dando conta e a situação está arrebentando no Hospital São Donato”, pontua.