Cotidiano | 28/12/2011 | 10:56
Ponto de Cultura forma primeira turma
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Richard Mattos, Lucas Heckler e Juliana da Silva são os primeiros locutores formados pela Rádio Cidadania Digital (104,9 FM) através do Ponto de Cultura instalado em Içara. Todos passaram por 32 horas de aulas. Além de locução, tiveram filosofia/sociologia, educação ambiental, informática, história e comunicação social, oratória e dicção, Língua Portuguesa e técnica de mesa. A entrega dos certificados ocorreu na sede da emissora nesta quarta-feira, dia 28.
"Aprendizado nunca é de mais. Este projeto só veio confirmar o que eu quero", destaca Lucas. Já inserido na grade de programação da rádio, ele atua na área esportiva e durante 2011 arriscou inclusive como narrador de futebol. "Ter esta oportunidade foi muito bom. Moro em Barra Velha. É um lugar distante. Mesmo assim enfrentei esta dificuldade para poder concretizar o certificado", completa Richard.
"Uma das nossas metas é dar apoio aos novos talentos. Fizemos um trabalho no Ensino Médio dos colégios estaduais na intenção de ensinar uma profissão. Começamos com 12 alunos. Todavia, apenas três chegaram ao final. A dificuldade que observamos foi a necessidade de alguns jovens precisarem trabalhar. Em 2012 será reiniciado o curso e teremos que atingir talvez outro público. As matriculas acontecerão a partir de fevereiro", analisa e antecipa o diretor Cláudio Serafim.
Criado em 2010, o Ponto de Cultura se estenderá ainda até 2013. Entre as opções, falta apenas o curso de Informática. Espalhado por diferentes comunidades estão ativas atualmente as aulas isoladas de violão, violoncelo, violino e percussão. A mistura destes instrumentos faz parte do projeto de formação musical de componentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “Vamos criar uma orquestra de couro e corda”, detalha Cláudio.