logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 17/09/2012 | 10:28

Primavera dos Museus destaca agentes ferroviários

Lucas Lemos com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

Dentre terça e sexta-feira, dias 18 a 21, o Museu do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin vai receber a Primavera dos Museus. Neste ano o evento terá a exposição "Minha vida floresceu - Vida dos agentes ferroviários". A mostra retratará a vida de quatro agentes da linha férrea que ainda vivem na cidade.

O contato de estudantes com os trabalhadores revigorou memórias do passado. A Escola Quintino Rizzieri entrevistou Joaquim dos Anjos. No caso da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, a conversa foi com Antônio Medeiros. Os alunos do Ângelo Zanellato encontraram Jorge Fernandes. E Valvito Fermínio Duarte dialogou com os estudantes do Lúcia De Lucca.

“A cidade cresceu, as pessoas mudaram. Tudo é muito diferente da época em que trabalhávamos na estrada de ferro. O que nunca mudou foi a fé em Deus de que as coisas sempre podem ser melhores", anunciou Valvito. “O resultado ficou surpreendente. Os alunos conseguiram captar cada detalhe da história dos entrevistados que com a construção da estrada de ferro, trouxeram o desenvolvimento e o progresso de Içara”, explica a coordenadora de artes do Município, Lilian Phillippi.

“A proposta do trabalho foi, além de contar esta parte importante do desenvolvimento de nossa cidade, valorizar estes cidadãos que muito fizeram por Içara. E a maneira que encontramos para isso foi ouvi-los e registrar através da arte a história de cada um dos entrevistados”, destaca a secretária municipal de Educação, Vanusa Fernandes Mateus. A Primavera dos Museus ocorre em todo o país, neste ano, sobre a função social dos museus. Em Içara, o museu do ferroviário fica na Praça do Imigrante, no centro da cidade.