Cotidiano | 26/04/2013 | 14:20
Prorrogada a campanha contra a gripe
Lucas Lemos com informações de Ana Paula Bandeira, do Governo do Estado
Compartilhar:
Santa Catarina é o estado que mais vacinou contra a gripe até agora. Ao todo a campanha já atingiu 71% do público-alvo. No entanto, este índice não garantiu que o estado ficasse imune a casos avançados da doença. Foram confirmados quatro casos de contaminação pelo vírus H3N2 e um com o H1N1. Por isso a campanha será prorrogada até o dia 10 de maio.
Por orientação do Ministério da Saúde, postos de vacinação abrirão novamente neste sábado, dia 27. Mas Içara ficará de fora do expediente no final de semana. As doses poderão ser buscadas durante a semana por mulheres que tiveram filhos até 45 dias antes da data de vacinação, portadores de doenças crônicas, gestantes, povos indígenas, crianças com até dois anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais e população carcerária.
O gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Eduardo Macári, enfatiza que algumas medidas também são necessárias para prevenir a gripe. Isto inclui lavar as mãos e utilizar álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar. Além disso, quando sentir os sintomas da gripe a pessoa deve sempre procurar o médico, mesmo que tenha sido vacinada.