logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 07/04/2012 | 09:20

Ressurreição de Cristo é festejada

Especial de Milena dos Santos, do Jornal do Rincão

Compartilhar:

A festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo após a morte na cruz foi comemorada em muitas escolas e creches. Os educadores realizaram várias atividades para que as crianças entendessem o verdadeiro sentido da Páscoa. Isto culminou em bonitas festas.

Antes da chegada da festa as crianças conheceram os símbolos utilizados na data. Há ovos, coelho, chocolate, cruz, pão, vinho e o cordeiro. Conheceram também o significado de cada um e sua real importância nas celebrações.

Na comunidade de Barra Velha, o Centro de educação Infantil (CEI) Pôr do Sol e a Escola Municipal Amélia de Souza Silva fizeram uma única festa na Lanchonete Farias. Durantes a comemoração sete turmas realizaram apresentações, inclusive com a participação da mãe de um aluno que tocou violão e cantou ao lado do filho.

Conforme a diretora da instituição, Cleonice da Silva Ferreira, o projeto A Partilha do Pão acontece há quatro anos no CEI. Os pratinhos trazidos pelos alunos partilhados em uma grande mesa. “A nossa principal missão com este projeto escolar visa unir as famílias da comunidade escolar”, comenta a diretora.

Maria do Carmo Prudêncio, mãe de um aluno, conta que participa da festa desde que a mesma iniciou. Ela destaca a importância da confraternização para os alunos. “Eu costumo participar todos os anos com meu filho. Na quarta-feira (4) as crianças receberam a visita de uma coelha que distribuiu doces, deixando-os muitos felizes. Todos os anos eles esperam por esse dia”, relata Maria.

Já a diretora do CEI Peixinho Dourado, DeLourdes Pereira Tramontin, conta que foram várias atividades realizadas até chegar à festa. “Atendemos 120 crianças e, durante esta semana, trabalhamos com os símbolos da Páscoa para que todos entendam o seu verdadeiro sentido. Centramos nossos trabalhos no ovo e no coelho, pois atuamos com crianças pequenas, de três a seis anos. Após todo esse trabalho fizemos a confraternização com bastantes atividades”, finaliza.

A semana Santa foi aberta no último domingo, dia 1, com a celebração de Benção de Ramos, onde reuniu centenas de famílias católicas nas igrejas da região. A partir de quinta-feira, dia 5, se intensificou o trabalho de repassar às comunidades a espiritualidade da data. No balneário, as celebrações Pascais iniciaram na sexta-feira com adoração ao Santíssimo na Capela Nossa Senhora dos Navegantes. O encerramento será neste domingo com a Celebração da Ressurreição no bairro Mirassol a partir das 9h.