Economia | 18/05/2011 | 19:48
Sindiserpi suspende estado de greve
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Está suspenso por 30 dias o estado de greve dos servidores públicos de Içara. O prazo foi acertado na noite de quarta-feira, dia 18, em assembleia no sindicato da categoria. Trata-se de um período a ser utilizado nas cláusulas sociais do dissídio coletivo de 2011. Isto porque há pontos que incluíram as reivindicações de outros anos. Mas, até agora não foram resolvidos. Entre eles está o plano de carreira do Samae.
Conteúdo relacionado:
12/05/2011 » Servidores públicos em estado de greve
“A categoria esteve unida e bem mobilizada. Nesta última assembleia tivemos a participação de mais pessoas por motivo espontâneo. Foi diferente da semana anterior em que muitas pessoas compareceram sob pressão”, avalia a presidente do Sindiserpi, Vera Regina Vieira.
Quanto às cláusulas financeiras, elas já estão acertadas. Inclusive para o próximo ano. Em 2011, os servidores terão 6,35% já em maio. O valor corresponde a inflação. Outras porcentagens serão concedidas então de setembro a dezembro, sendo 0,5% por mês. No caso do piso de R$ 529,1 isto representará um ganho real de 2,14% e um aumento total de 8,49%.
Uma outra opção chegou a ser apresentada pela Prefeitura Municipal. Contudo, não teve aderência. A alternativa deixada aos servidores incluía o repasse da inflação em maio e a concessão de 1% em outubro e 1% em novembro.
Já para 2012, a proposta da Administração Municipal que foi aprovada inclui a ampliação dos salários de janeiro a março em 0,5%. E, no mês de maio, será repassada então a inflação do período. Conforme o advogado Douglas Mattos, a antecipação é uma alternativa para que a lei eleitoral não seja descumprida.