logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 10/12/2011 | 11:15

Visa conclui curso no Rincão

Especial de Sidney Brandão, do Jornal do Rincão

Compartilhar:

Divido em duas etapas e com carga horária de quatro horas cada, o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos promovido pela Vigilância Sanitária de Içara formou 110 pessoas na última quinta-feira, dia 8. Voltado aos vendedores ambulantes e comerciantes que atuam ou pretendem atuar no balneário nesse verão, o curso faz parte da ação desenvolvida para assegurar aos veranistas, turistas e moradores do balneário a garantia do consumo de alimentos elaborados com maior cuidado e sem prejuízo a saúde.

Além das informações sobre a higiene do local de trabalho e pessoal, foram fornecidas noções sobre o armazenamento e conservação dos alimentos tanto no freezer como nos bufês. É preciso verificar, por exemplo, as temperaturas máximas e mínimas corretas para a conservação e também o transporte correto dos produtos. Todos os participantes receberão um certificado, alvará e camisetas padronizadas da Vigilância Sanitária para a identificação dos ambulantes.

“No próximo ano já seremos município e uma das vocações do Rincão certamente será o turismo. Por isso devemos aprimorar os conhecimentos com novas técnicas para bem servir o público alvo”, enfatiza o fiscal sanitarista Fabrício Possamai. “Muito do que foi ensinado eu já praticava, mas pude aprender coisas novas e esclarecer dúvidas”, testemunha a vendedora ambulante que comercializa salgados, Edna Mattos.

“Tive a oportunidade de aprender várias coisas sobre os temas abordados que não tinha conhecimento fiquei muito satisfeito”, acrescenta o comerciante proprietário de uma lanchonete-restaurante no centro do balneário, Andrei Barreto Martins. Ele acentua que espera que as exigências sejam cumpridas, assim como também a fiscalização seja feita com rigor. De acordo com o fiscal Clair da Silva, todas as orientações deverão ser seguidas por quem pretende conseguir um alvará de funcionamento.


Confira aspectos fiscalizados pela Vigilância
Com carga horária de quatro horas os fiscais da vigilância Sanitária passaram aos comerciantes e ambulantes conhecimentos básicos de higiene tanto do local de trabalho como pessoal ressaltando os itens obrigatórios.

AMBIENTE - São exemplos de fiscalização paredes com rachaduras, ventilação do local de trabalho, acesso aos banheiros, colocação de telas nas janelas e exaustores.

PESSOAL - Na higiene pessoal destaca-se unhas cortadas, uso de avental, toucas e calçados fechados, além da não utilização de brincos, anéis ou qualquer tipo de adereço que possa por acidente e sem ser percebido pelo manipulador cair e se misturar à comida. É preciso também lavar as mãos corretamente com álcool gel.



Outros destaques da edição 153 do Jornal do Rincão:

» ECONOMIA: Gincana Solidária agita Unidade das empresas Vida Marinho

» ESPORTES: Praião de Bocha marca oficialmente o início da temporada dos esportes