Cotidiano | 10/12/2011 | 11:15
Visa conclui curso no Rincão
Especial de Sidney Brandão, do Jornal do Rincão
Compartilhar:
Divido em duas etapas e com carga horária de quatro horas cada, o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos promovido pela Vigilância Sanitária de Içara formou 110 pessoas na última quinta-feira, dia 8. Voltado aos vendedores ambulantes e comerciantes que atuam ou pretendem atuar no balneário nesse verão, o curso faz parte da ação desenvolvida para assegurar aos veranistas, turistas e moradores do balneário a garantia do consumo de alimentos elaborados com maior cuidado e sem prejuízo a saúde.
Além das informações sobre a higiene do local de trabalho e pessoal, foram fornecidas noções sobre o armazenamento e conservação dos alimentos tanto no freezer como nos bufês. É preciso verificar, por exemplo, as temperaturas máximas e mínimas corretas para a conservação e também o transporte correto dos produtos. Todos os participantes receberão um certificado, alvará e camisetas padronizadas da Vigilância Sanitária para a identificação dos ambulantes.
“No próximo ano já seremos município e uma das vocações do Rincão certamente será o turismo. Por isso devemos aprimorar os conhecimentos com novas técnicas para bem servir o público alvo”, enfatiza o fiscal sanitarista Fabrício Possamai. “Muito do que foi ensinado eu já praticava, mas pude aprender coisas novas e esclarecer dúvidas”, testemunha a vendedora ambulante que comercializa salgados, Edna Mattos.
“Tive a oportunidade de aprender várias coisas sobre os temas abordados que não tinha conhecimento fiquei muito satisfeito”, acrescenta o comerciante proprietário de uma lanchonete-restaurante no centro do balneário, Andrei Barreto Martins. Ele acentua que espera que as exigências sejam cumpridas, assim como também a fiscalização seja feita com rigor. De acordo com o fiscal Clair da Silva, todas as orientações deverão ser seguidas por quem pretende conseguir um alvará de funcionamento.
AMBIENTE - São exemplos de fiscalização paredes com rachaduras, ventilação do local de trabalho, acesso aos banheiros, colocação de telas nas janelas e exaustores.
PESSOAL - Na higiene pessoal destaca-se unhas cortadas, uso de avental, toucas e calçados fechados, além da não utilização de brincos, anéis ou qualquer tipo de adereço que possa por acidente e sem ser percebido pelo manipulador cair e se misturar à comida. É preciso também lavar as mãos corretamente com álcool gel.
» ECONOMIA: Gincana Solidária agita Unidade das empresas Vida Marinho
» ESPORTES: Praião de Bocha marca oficialmente o início da temporada dos esportes