Cotidiano | 23/02/2007 | 12:53
A Igreja entra na luta pela defesa do Meio Ambiente
Taise Forgiarini | jornalagoraonline.com.br
Compartilhar:
A Amazônia será o foco da Campanha da Fraternidade deste ano. Com o lema Amazônia e Fraternidade Vida e missão neste Chão, a campanha tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a preservação e o uso sustentável das florestas, além de incentivar o respeito pelas populações que moram na região amazônica.
A campanha foi lançada oficialmente na quarta, 21, em Belém (PA). A escolha da capital paraense deve-se ao fato de um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter apontado o Pará como o estado com maior índice de desmatamento entre os que compõem a Amazônia Legal.
Na solenidade de lançamento da campanha foi apresentada uma mensagem do Papa Bento XVI. “A proposta para este ano destina-se a promover a fraternidade efetiva com as populações amazônicas, defendendo e promovendo a vida que se manifesta com tanta exuberância na Amazônia. Por sua vez, esta mesma preocupação se insere no amplo tema da defesa do meio ambiente, para o qual este vasto território constitui um patrimônio comum que, por sua realidade humana, sócio-política, econômica e ambiental, requer especial atenção da Igreja e da sociedade brasileira”, declarou o pontífice.
Esta é a 43ª edição da Campanha da Fraternidade. Segundo o site da campanha, trata-se de uma atividade ampla de evangelização desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante um período determinado (a quaresma). O objetivo é promover a fraternidade entre cristãos e pessoas de boa vontade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade a partir de um problema específico cuja solução exige a participação de todos.
CAMPANHAS DA FRATERNIDADE DOS ÚLTIMOS ANOS
2007 – Vida e missão neste chão: Pela valorização da Amazônia.
2006 – Levanta-re, vem para o meio!: Em prol dos deficientes físicos.
2005 – Solidariedade e Paz: Pelo fim da violência.
2004 – Fraternidade e água: Pela preservação do patrimônio híbrido brasileiro.
2003 – Vida, dignidade e esperança: Respeito ás pessoas idosas.
2002 – Por uma terra sem males: Conscientização sobre a importância do respeito aos índios.
2001 – Vida sim, drogas não!: Campanha pela vida.
2000 – Dignidade humana e paz: Por um novo milênio sem exclusões.
1999 – Sem trabalho... Por quê?: Campanha por um mundo mais justo através de emprego.
1998 – A serviço da vida e da educação: Por mais educação para as crianças.
1997 – Cristo liberta de todas as prisões: Fraternidade aos encarcerados
PRÓXIMA CAMPANHA (2008):
Escolhe, pois, a vida: Campanha para o próximo ano, com tema contra o aborto