Cotidiano | 16/03/2007 | 01:26
A terrível tarefa de enfrentar as filas no dia-a-dia
Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br
Compartilhar:
C riada na maioria das vezes com o propósito de organizar a prestação de serviços, as filas são verdadeiros incômodos para os consumidores. Fila no banco, no mercado, na igreja, no posto de combustível, a lista das filas que a população enfrenta é grande, ao contrário do tamanho da paciência, que é pequena.
Ao começar o dia, quem desejar passar por algumas áreas do centro da cidade terá que enfrentar a sua primeira fila, a do semáforo. Aos que utilizam os bancos da cidade, resta mais uma prova de paciência, encarar a fila para atendimento no caixa das agências bancárias de Içara. Quanto à fila para atendimento nas agências bancárias, resta ver televisão (quando o banco tem um televisor), ler um jornal, botar o assunto em dia com a pessoa mais próxima, achar um outro entretenimento ou ficar em silêncio e esperar, assim como faz a balconista Raineri Felisberto. “Aproveito a fila e jogo os games disponíveis no celular, ou leio as minhas mensagens”, declara a vendedora Miriele Felício Pacheco. Para outros, ficar tão quieto não parece ser a melhor opção, e assim como a estudante Suzana Teodoro, reclamam para terem mais agilidade na realização dos serviços.
Para quem pensa que o martírio acabou, está enganado, existe ainda a fila do restaurante. “Na fila para pegar a comida é onde geralmente as pessoas botam os assuntos em dia, além, é claro, de ficarem analisando o que os outros estão comendo e a quantidade de comida que cada um pega”, revela o empresário Jânio Tiscoski, popularmente conhecido por “Foka”, nome também utilizado em seu restaurante no Shopping Talismã, no centro de Içara. “Em alguns momentos a concentração diminui e a conversa aumenta a tal ponto que algumas pessoas acabam colocando sal de mais na refeição”, completa Foka.
Na segunda parte do dia tem a fila para escovar os dentes, a fila para voltar ao trabalho, para bater o cartão ponto, e a fila nos caixas de mercados, que com uma série de revistas expostas próximo ao caixa, acabam não sendo tão incomodas, pois é justamente da capa destas publicações que são retratados os fatos que aconteceram nas novelas, umas das principais fontes de entretenimento televisivo no país. Mercados são testes de paciência somente em épocas de pagamento, entre o final do mês e dia 10 do mês seguinte. Uma observação feita nas Leis de Murphy vale principalmente para as filas enfrentadas nos mercados: A fila do lado sempre anda mais rápido e não tente mudar pois a outra fila - aquela na qual você estava originalmente - irá andar mais rápido.
Termina a semana, mas as filas não terminam. É exatamente nos finais de semana que se pegam as maiores filas: as do trânsito, principalmente em feriadões ou no verão, quando o trajeto entre Içara e Balneário Rincão se torna três vezes mais demorado do que seria em dias com trânsito rápido, e as filas de festas, como as da bilheteria, da entrada, do banheiro, do bar. “Apesar de já ter conhecido muitas pessoas na espera por uma vaga no banheiro de algumas festas, este é o pior tipo de espera que se possa enfrentar”, revela com bom humor a estudante Géssica Serafim.
FISCALIZAÇÃO
O código não cita normas sobre o tempo máximo de espera que um consumidor possa aguardar até ser atendido. Cabe a cada município determinar este tipo de limite no atendimento de serviços como os prestados por bancos, mercados e lotéricas, através de leis municipais.
Em Içara, foi criada em 26 de maio de 2004, a lei 2013, que determina o limite de tempo que cada consumidor pode esperar nas filas de bancos: até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera, depois de feriados prolongados ou nos dias em que são realizados os pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais. Conforme consta no sétimo artigo da lei, “a fiscalização e aplicação das sanções administrativas, bem como a notificação, autuação e o recebimento das reclamações dos consumidores, ficarão sob a responsabilidade do Ministério Público de Içara”. Para que uma denúncia seja efetuada é necessário a apresentação do bilhete de senha com registro dos horários de recebimento e atendimento.