Cotidiano | 07/07/2010 | 08:42
Abandono no Horto Municipal
Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - jornalismo@gazetasc.com
Compartilhar:
Flores como amor perfeito, sálvia, espécies frutíferas e nativas, são algumas das plantas encontradas no Horto Florestal de Içara, localizado na Segunda Linha. São mais de 12 mil mudas de flores cultivadas a cada trimestre numa área de 37 hectares. Apesar de toda essa produção, andando pelo local é visível à aparência de abandono. Já na entrada, não se avista placa de indicação, sem contar que o lixo toma conta dos arredores.
O presidente da Fundação Ambiental de Içara (Fundai), Geraldo Baldissera, garante que diversos projetos estão sendo estudados para serem desenvolvidos dentro do espaço. Contudo, conforme ele, o primeiro passo é a organização e reestruturação do local. Um memorando já foi enviado a Prefeitura pedindo o fim da prática de depositar lixo na área. “Depois de reorganizado, iremos reabrir para a visitação novamente. O horto é um bem que não podemos deixar acabar”, aposta ele.
Quatro funcionários da Prefeitura ajudam a manter a variedade de plantas. Um deles, Valdemar Miguel de Souza, que trabalha ali desde o início do ano, conta que a situação já foi bem pior. “Antes estava tudo abandonado e o lixo tomava conta de todas as partes”, comenta ele, que, juntamente com os demais companheiros, preparam a terra para o plantio das mudas, além de dar os cuidados diários que a plantas necessitam, como aplicação de adubo, irrigação e retirada do mato que cresce ao redor. O que é produzido no local é utilizado nos canteiros espalhados pelo Centro do município e no Balneário Rincão.
O horto já serviu de aula prática para os estudantes das escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino, com visitas programadas. A placa para agendamento de visitas permanece na entrada. Porém, a atividade não é mais realizada justamente pelo abandono.