Milena Nandi [Unesc]
Cotidiano | 18/10/2016 | 07:00
Acadêmicos projetam veículo off-road
com informações de Milena Nandi, da Unesc
Compartilhar:
Projetar do zero um veículo off-road que possa trafegar em terrenos com as mais diferentes condições de solo é o desafio dos alunos do curso de Engenharia Mecânica. O grupo formado por 15 estudantes orientados por professores da Unesc segue normas de motor e dimensões da estrutura conforme estabelecido pelo Projeto Baja Society of Automotive Engineers, mas com o restante do projeto, cálculos e construção totalmente de responsabilidade dos alunos.
O Projeto Baja SAE é um desafio lançado aos acadêmicos de engenharia de todo o mundo com o objetivo de incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Os vencedores da etapa brasileira estarão classificados para a fase internacional do Baja. “Estudantes de diferentes fases participam do projeto e isso permite uma troca de conhecimento e um aprendizado em conjunto”, comenta um dos orientadores, Guilherme Pickler.
“O interessante é que futuramente a ideia pode ser aperfeiçoada e novos elementos podem ser incluídos ao protótipo”, acrescenta. O Projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, em 1976. Em 1994 houve o lançamento do Projeto Baja SAE Brasil e no ano seguinte a primeira competição nacional, em São Paulo. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados.