Cotidiano | 28/04/2015 | 10:42
Acerte na escolha dos estofados
Juliane Cardoso - juliane.cardoso@canalicara.com
Compartilhar:
É melhor optar pelo conforto, durabilidade ou beleza? No caso dos estofados, nem sempre a usabilidade ou o conforto estão no topo da lista de preferências. A maioria das pessoas opta pelo mais bonito. Mas como a sala de televisão é um ambiente muito utilizado, talvez seja melhor investir em um estofado mais fácil de limpar.
A camurça e o suede são mais difíceis de remover sujeira. Neste caso, é melhor usar a sarja peletizada, um tecido mais resistente e confortável, pois é mais macio do que a sarja comum. É aconselhado principalmente para sofás-cama e capas. Para compor o ambiente é indicado combinar ainda com os tapetes, quadros, poltronas e cortinas.
A sarja é o tecido ideal para quem tem animais em casa, pois é mais fácil de limpar. Ao contrário dela, a camurça pega muito pelo, a sujeira agarra por causa da textura do material, além disso, muita gente não gosta porque passa a impressão de que está bagunçado. Assim como a sarja, o couríssimo também é uma boa opção. É um material sintético fácil de limpar e atende bem quando há crianças ou animais em casa.
Se o estofado estiver em uma sala cujo objetivo é só receber pessoas, o conselho é usar o suede ou o jacquard para um ambiente mais chique. Entre estes dois, o segundo ganha pela durabilidade. Também é o tecido ideal para ser usado em cadeiras que fazem conjunto com os sofás, justamente por ser mais durável.
Para levar em conta o conforto, o tipo de espuma também deve ser observado. Se o sofá for para uma sala de visitas, não é legal que ele seja muito macio. Geralmente, as visitas não se jogam no sofá, elas sentam mais na ponta. Então é melhor optar por uma espuma mais resistente, ao contrário do estofado de uma sala de televisão, que pode ser mais macio.