Cotidiano | 26/07/2018 | 12:56
Ações alertam sobre a prevenção e combate às hepatites virais em Içara
Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Além da panfletagem, palestras e testes rápidos em empresas durante a semana, os médicos, dentistas, enfermeiros e agentes de Saúde participam de uma capacitação sobre hepatites virais nesta quinta-feira, dia 26. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais (28 de julho).
“É importante que estes profissionais estejam aptos a diagnosticar a doença, pois as unidades de saúde são a porta de entrada do paciente. Por ser uma doença que não apresenta sintomas, quanto mais rápido for o diagnóstico mais fácil será o tratamento”, indica a infectologista Mônica Anselmo Junkes Antero.
“O tratamento hoje é diferenciado. No passado era feito a base de injeções. Hoje a doença é tratada com medicamento via oral e o índice de cura fica em torno de 99%. Os medicamentos hoje são muito mais seguros e o tratamento mais rápido, anteriormente o tratamento levava em média um ano, hoje o período é de três a seis meses”, completa a médica. Ainda segundo ela, nas hepatites agudas o paciente tem mais facilidade de cura.
Ao todo, Içara tem 249 pacientes diagnosticados com hepatite C e 45 com hepatite B. "Todas as unidades de saúde do Município oferecem o teste rápido de hepatites virais, mas visando a aproximação com a comunidade, estamos indo nas empresas e também ofertaremos o serviço nesta sexta-feira no período matutino, na Praça da Matriz São Donato", informa a secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos.