Cotidiano | 31/05/2014 | 12:59
Ações antitabagistas são levadas às escolas
com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
O último dia de maio é também Dia Mundial sem Tabaco. Neste ano, a mobilização proposta pela Organização Mundial da Saúde tem como tema o “Aumento de Impostos sobre Produtos de Tabaco”. A ideia é que isto reduza o consumo. Com o mesmo objetivo, materiais foram distribuídos nas escolas de Içara junto com o trabalho de combate às drogas.
“Cada ser é responsável pelo seu auto cuidado, porém, cabe a nós profissionais de saúde e gestores mostrarmos os vários caminhos que se pode percorrer para manter uma saúde de qualidade. Precisamos aprender a trabalhar com a saúde e não só com a doença. Isso é levar à população prevenção e promoção da saúde”, coloca o secretário municipal de Saúde, Lauro Nogueira.
Conforme a coordenadora de Atenção Básica, Glicia Pagnan, a união dos grupos de Saúde e Educação “permite atingir um número maior de pessoas”. Nesta semana foi realizada também uma palestra sobre câncer de boca na comunidade de Boa Vista. A mobilização conta ainda com a participação da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, Centro de Atenção à Saúde da Mulher e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
De acordo com a Pesquisa Especial sobre Tabagismo realizada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2008, 80% dos fumantes iniciaram o hábito antes dos 19 anos e 20% com menos de 15 anos. Já a Pesquisa Nacional sobre Saúde do Escolar (também produzida pelo MS e IBGE) mostrou que, em 2009, 24,2% dos escolares entre 13 e 15 anos experimentaram cigarros.