Cotidiano | 12/05/2014 | 17:44
Ações étnicas serão levadas a seis escolas
com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
O Projeto Etnia na Escola ganhará novos horizontes, neste ano, em seis unidades escolares. Na Escola José Fernandes o estudo focará a cultura açoriana. Nas escolas Ignácio João Monteiro e Maria Barcelos Puzinski serão trabalhadas as tradições polonesas. A etnia italiana será discutida pelas escolas municipais São Rafael e Theóphilo Cassemiro Silveira. Já a escola Paulo Rizzieri estudará a cultura afro.
“Nossa proposta visa oferecer oportunidades às escolas e associações étnicas já existentes na cidade, objetivando um trabalho de parceria para a valorização da cultura étnica por meio da história dos colonizadores, da música e da dança folclórica e a diversidade do folclore”, declara o secretário municipal de Educação, Antônio de Mello. O projeto tem estará sob orientação da professora e coreógrafa Precedina Cabreira assim como o novo projeto de “Contação de Histórias” que deve começar em duas semanas.
“O contar e ouvir histórias proporciona uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e completar experiências. Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor. E ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas. O contador abre caminhos para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor”, revela a coordenadora Pedagógica de Artes, Lilian Philippi. A ação será desenvolvida uma vez por semana com agendamento na Secretaria de Educação.