Cotidiano | 21/07/2009 | 21:23
Administração faz o 1º Seminário do IDH
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Acontece à partir das 8h30 desta quarta-feira, dia 22, o 1º Seminário da Administração Municipal sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O debate sobre o assunto acontecerá no auditório da Cooperaliança. E terá o economista e coordenador do Curso de Economia da Unesc, Murialdo Canto Gastaldon, como principal ancora.
O IDH foi criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen. Em 1990, foi utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita. E no Brasil, acabou sendo adaptado para avaliar os municípios, compondo então do IDH-M. Consta neste índice as características de Saúde, Educação, Renda, Moradia e População das cidades. Mas não representa um índice de felicidade, nem indica qual o melhor lugar do mundo para se viver.
No IDH-M, Içara ocupa a 1051ª posição entre 5,5 mil cidades brasileiras, sendo considerado de médio desenvolvimento. Isto porque na última contagem municipal, ocorrida em 2000, tinha 0,78 pontos numa escala que chega a no máximo 1. Para chegar a conseguir o título de desenvolvimento alto, será preciso ultrapassar 0,8 de índice. Na projeção da ONU realizada em 2008, Santa Catarina já está acima desta meta. O estado ficou na segunda posição do ranking brasileiro, com 0,822 pontos. O primeiro lugar é do Distrito Federal, com 0,844.
ALGUNS ÍNDICES UTILIZADOS PARA A ELABORAÇÃO DO IDH
SAÚDE: Longevidade; Esperança de vida; Mortalidade infantil; Sobrevivência até 40 anos; Taxa de Fecundidade; Enfermeiros Residentes com Curso Superior; Número de Médicos Residentes por mil Habitantes.
EDUCAÇÃO: Percentual de pessoas com Ensino Superior; Professores do Fundamental Residentes com Curso Superior; Freqüência à Escola; Alfabetização; Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-Educação.
RENDA: Renda per Capita; Transferências Governamentais; Rendimentos do Trabalho; Renda Domiciliar per Capita; Índice de Gini; Índice L de Theil; Intensidade da Indigência (Linha de R$ 37,75); Intensidade da Pobreza (Linha de R$ 75,50); Percentual de Crianças que Trabalham; Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-Renda.
MORADIA: Percentual de domicílios com água encanada; Coleta de lixo; Energia elétrica; Pessoas por dormitório; Percentual de pessoas com terreno próprio.
POPULAÇÃO: Densidade Demográfica; População rural; População urbana; Idade da população.