Cotidiano | 21/05/2014 | 10:41
Afinal, o que é arte?
João Gabriel da Rosa - joao.gabriel@canalicara.com
Compartilhar:
Quando pensamos em arte o que vem em nossa mente? Seriam apenas quadros? Seriam apenas os tradicionais quadros de pintores famosos? O que você pensa sobre? Você considera música, teatro, dança e afins arte? Qual a definição para a arte? Seria apenas visual? O que você entende por arte? O que eu entendo por arte? Seria correto limitar a apenas um conceito?
Conforme Jorge Coli (O que é arte, 2004), “a arte não isola, um a um, os elementos da casualidade, ela não se explica, mas tem o poder de nos fazer sentir”. A partir desta afirmação podemos notar o poder que a arte tem de nos fazer sentir. Como propulsora de sentimentos a arte não pode ser definida como algo exato, como definimos o resultado de uma operação matemática, mas seu significado emerge do fluir, do sentir e do experimentar.
Seguindo neste viés o conceito de arte vai além das determinações racionais e lógicas, uma vez que a arte esta relacionada ao sentir, ao experimentar, ao expressar e ao criar. O que sentimos ao analisar uma obra de arte? Qual o papel da arte? Qual acesso que temos aos fazeres artísticos como teatro, dança e artes visuais? Com que freqüência freqüentamos um museu? Seria arte somente o que esta no museu? O que é arte?