Cotidiano | 01/12/2024 | 22:11
Agentes de transformação: Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc certifica 110 líderes
Parceria com associações de moradores fortalece a formação de novos líderes em Içara e Criciúma
Redação | com informações da Unesc
Compartilhar:
A Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc certificou 110 formandos em cerimônias marcadas por emoção, orgulho e compromisso. Fruto da parceria entre a universidade e as Associações de Moradores de Içara e Criciúma, a iniciativa coroou um ano de aprendizado, destacando o papel essencial da educação na formação de líderes engajados e preparados para transformar suas comunidades.
“Foi algo de grande significado. Abordamos temáticas importantes que certamente agregarão valor às comunidades e aos líderes. A Unesc e os professores foram incríveis, e essa parceria foi um sucesso. Foi realmente uma experiência excelente”, afirma a presidente da União das Associações Comunitárias de Içara, Karla Vicente.
Morador do bairro Urussanga Velha, de Içara, Vandir Felippe, enfatizou que as aulas frequentadas foram muito proveitosas e proporcionaram aprendizados importantes para aplicar nos bairros. “Com certeza, levaremos esse conhecimento para lidar melhor com as dificuldades locais. Aprendemos a organizar reuniões, oferecer dedicação e apoio, além de trabalhar com disciplina. Também adquirimos habilidades para orientar a comunidade em temas como saúde, educação e outros aspectos importantes”, destacou ele.
“Desde o início, falaram sobre as inúmeras oportunidades de adquirir conhecimentos para desenvolver nossos projetos, e o curso superou todas as expectativas. Foi uma experiência incrível. Agora, sabemos como estruturar nossos projetos corretamente, o que nos permitirá solicitar investimentos de forma eficiente para melhorar nossas comunidades”, destaca a moradora do bairro Esperança, Bruna Consoni Martins.
“A nossa universidade nasceu há 56 anos graças à visão de uma liderança extraordinária e à força da comunidade, que lutou para que esse sonho se tornasse realidade. Foi a união e o esforço de pessoas como vocês que fizeram pressão para que tivéssemos aqui uma universidade. Desde então, ela cresceu e se transformou por meio da força de cada indivíduo, de cada lugar, de cada momento que compõe a nossa sociedade”, ressalta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
“Há tantas histórias sendo construídas, histórias de pessoas que, ao iniciarem suas jornadas, traçaram trajetórias inspiradoras. Muitos seguiram suas profissões com excelência, enquanto outros se sensibilizaram a continuar legados importantes. Parabéns a todos que aceitaram o convite da Instituição para crescerem como representantes. O mundo precisa de grandes líderes, e a liderança que buscamos desenvolver aqui é diferenciada. É sobre inspirar, instruir e trilhar caminhos que transformem vidas e perpetuem os valores nos quais acreditamos”, concluiu a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
“Ao longo desse tempo tivemos momentos que proporcionaram instruções, habilidades e orientações que eles podem aplicar diretamente em suas comunidades. Esses líderes são agentes que levarão conhecimento aos seus bairros, promovendo um trabalho que tem um impacto enorme. É assim que a Unesc cumpre seu papel de Universidade Comunitária, promovendo o desenvolvimento regional”, frisa a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh. "Quando nos colocamos à disposição para servir à comunidade, é a cidade quem mais se beneficia", pontua a prefeita Dalvania Cardoso (PL).