logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 11/08/2021 | 11:34

Agosto Laranja: conscientização é ampliada com uso da tecnologia

Informações online se juntam ao trabalho constante da Apae de Içara pela prevenção das deficiências

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

A Escola Especial Sonho Dourado – Apae de Içara – desenvolve em todo o ano a conscientização e prevenção das deficiências. Mas as ações são intensificadas no Agosto Laranja, com o alcance ampliado pelo uso da tecnologia com o compartilhamento de informações ao público de forma online.

“Temos algumas ações que, em função da pandemia, não podem ser realizadas. Então, montamos uma programação que inclui a divulgação de vídeos gravados com os nossos profissionais e também o incentivo ao uso do aplicativo desenvolvido pela Apae de Içara e abraçado pelo Estado”, comenta a diretora da escola, Silvana Goularti Brunel. O app pode ser baixado gratuitamente, através do Play Store, buscando por Apae SC.

Silvana explica que a programação alusiva ao Agosto Laranja ainda prevê a realização de uma live no dia 16, às 13 horas, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. “Na escola, estamos fazendo a distribuição de materiais informativos para o público interno e externo. Faremos também uma visita à escola Quintino Rizzieri, com os nossos mascotes”, conta Silvana.

O Agosto Laranja foi instituído no município em 2017, pela Lei 4.138. Para o dia 23, por ocasião da Semana da Pessoa com Deficiência, está prevista ainda uma caminhada pelas ruas de Içara com a presença dos mascotes Laranja, Azul, Rosa e Preto na distribuição de informativos.

Saiba mais

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas com apropriado acompanhamento durante toda a vida, desde a gestação, parto, nascimento, infância, adolescência, fase adulta e idade avançada, com medidas simples e econômicas.

Uma delas é fazer o pré-natal com acompanhamento médico, o que pode ser realizado de forma gratuita na rede pública de saúde. Mas os cuidados devem iniciar mesmo antes da gravidez, com exames preventivos e tratamento para as doenças sexualmente transmissíveis e infecções.