Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 14/04/2016 | 16:42
Alcoolismo lidera atendimentos
com informações de Clarissa Crispim, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Os usuários de álcool são os que mais procuram tratamento. Eles representam quase 30% dos pacientes atendidos pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Içara. Em segundo lugar estão os fumantes com 22,28%. Na sequência há então os usuários de maconha (15,42%), cocaína (14,28%) e crack (13,71%). Atualmente há 175 pacientes em atendimento na subsecretaria, única no estado desde dezembro de 2011.
“Trata-se de um vilão e o que é pior: atinge diretamente famílias, perde-se a confiança, destrói lares e acaba afastando os mais próximos”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Tiago Marcolino. “Na adolescência a influência dos amigos é a grande vilã. Neste período aquilo que o pai ou a mãe falam muitas vezes não é a verdade para eles, mas sim o que o amigo falou. Por isso é importante trabalhar a prevenção”, considera a subsecretária Mara Rúbia Scremin.
“A família precisa nesse momento colaborar na recuperação, buscando auxílio e orientação para superar esse momento de dificuldade”, enaltece a psicóloga, Rainildes Luciano. “Foram muitas perdas, inclusive financeiras e eu estava sem estrutura para enfrentar meus problemas. Fui melhorando e com o apoio de todos do grupo já estou 100%. Meu filho também faz um ano que não recai”, conta uma das mães de dependente químico auxiliadas pela terapia.