Cotidiano | 30/12/2011 | 22:21
Além dos trilhos do trem
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Com mais de 400 páginas, Além dos trilhos do trem resume parte do cinquentenário da emancipação da cidade. A obra produzida por Sanete Monteiro e escrita por Maria de Fátima Pavei foi lançada nesta sexta-feira, dia 30. O evento ocorreu junto com a programação festiva no Centro de Eventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI).
“Os laços indissolúveis de épocas de felicidade, às vezes foram rompidos pela situação de um universo conturbado. E, através de revelações e conceitos garimpados nas 54 comunidades, nas fotografias e nos diversos capítulos haverá a espontaneidade e verdade das confidências. O leitor sentirá alegria, tristeza, saudade e muitas vezes se aproximará de sua avó ou de uma pessoa querida que foi morar em outra ferrovia”, resume Maria de Fátima ao traduzir em palavras o período entre 1961 e 2011.
“Soma-se ao notável elenco de histórias locais produzidas em Santa Catarina. Ensaios nascidos da espontaneidade, desafiando as metodologias científicas, Mas resguardando a seriedade na pesquisa; transferindo para a linguagem escrita as vozes saídas das comunidades que integram o município”, avalia o integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras, Jali Meirinho.