Cotidiano | 15/05/2014 | 17:41
Alternativas são buscadas para coleta de lixo
com informações de André Dal Pont, da Câmara Municipal
Compartilhar:
O sistema utilizado em Caxias do Sul (RS) para a coleta do lixo pode ser uma das alternativas de modernização em Içara. O modelo é baseado no uso de contêineres diferenciados para o lixo orgânico e os lixos recicláveis. A observação da execução dos processos que envolvem o serviço foi realizada pelo secretário municipal de Planejamento Eduardo Rocha de Souza e o vereador Israel Jorge Rabelo (PT) nesta última quarta-feira, dia 14.
“Este sistema de conteinerização e coleta mecanizada de lixo orgânico e lixo reciclável, implantada em Caxias do Sul em 2007, trouxe uma série de benefícios à população. Com o sistema, os moradores podem descartar o lixo a qualquer hora do dia ou da noite, sem se preocupar com o horário de coleta”, explica Israel. Outro benefício apontado é a limpeza da cidade. “Evita o lixo espalhado nas ruas que provocam entupimento de bueiros e bocas de lobo, ocasionado alagamentos na cidade e também evita o mau cheiro”, salienta.
Além da mecanização da coleta, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul também trabalha com o Ecoponto. Trata-se de um local preparado para receber os lixos inservíveis para o destino final correto. São recebidos, por exemplo, sofás, balcões, mesas, televisores, rádios e pilhas. “Aqueles que encontram dificuldade de levar estes resíduos até o local determinado, a Codeca disponibiliza uma linha telefônica para fazer o agendamento da coleta do material por um caminhão em até 72h”, indica Eduardo.