Cotidiano | 24/10/2012 | 15:10
Alunos conferem audiovisuais em festival
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Foram cerca de 200 alunos envolvidos na produção de quase 40 vídeos. Alguns dos trabalhos passaram pela pré-seleção e agora são avaliados também pela banca de professores do Festival de Cinema da Escola Professora Salete Scotti dos Santos. As obras audiovisuais estão em exibição aberta no Auditório São Donato nesta quarta-feira, dia 24. Foram preparadas três sessões para a mostra da sétima edição do evento.
No entanto os vencedores das cinco categorias não serão conhecidos de imediato. A novidade é que a premiação acontecerá num outro ato sem data programada até agora. Idealizadora do festival, a professora de Sociologia Silvana Koch destaca que o festival alcançou um novo patamar devido ao envolvimento de mais pessoas na organização. E isto propiciou uma evolução em alguns aspectos, entre eles, na própria premiação. Desta vez todos receberão certificados.
O ambiente para as projeções também recebeu um cuidado especial. Cartazes com clássicos do cinema foram preparados para a entrada dos expectadores, atores e diretores principiantes. "Gostei da oportunidade e acho que servirá de experiência. Quero ser pedagoga", coloca a estudante do terceirão vespertino, Gabriela Ribeiro Pacheco.
As produções com até 10min utilizaram diferentes locações. Houve grupos que preferiram usar as próprias casas. Mas também usaram a Praça da Juventude Fernando Pacheco, cemitério e a própria escola. O formato das produções igualmente variou. No caso dos clipes, alguns preferiram interpretar. Outros executaram a música na voz e violão.
Na disciplina de Sociologia os vídeos foram divididos em três categorias. Para os documentários ficaram estipulados como temas as Relações dentro de grupos sociais e a Importância do Estado. Também foram criados clipes e filmes com os alunos de ensino médio. Já na disciplina de Inglês, o festival trabalhou tanto com o ensino médio quanto o fundamental em clipes. Além de Silvana, as atividades tiveram a orientação das professoras Daniela Dagostin, Denise Nunes e Lilian Inácio.