logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 04/06/2024 | 09:22

Alunos de 18 escolas de Içara participam da Olimpíada de Matemática

Primeira etapa, nesta terça-feira, tem prova com 20 questões de múltipla escolha preparada em três níveis

Com informações da Agência Brasil

Compartilhar:

Alunos de 18 escolas de Içara participam nesta terça-feira, dia 4, da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Promovida desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a maior competição científica do país registrou neste ano recorde no número de escolas e municípios inscritos: 18,5 milhões de alunos de 56.516 mil instituições em 5.564 cidades – o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros.

A Obmep ocorre em duas fases. A primeira etapa consiste na aplicação de uma prova com 20 questões de múltipla escolha, preparada em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). O estudante terá 2h30 para finalizar o exame. Alunos com necessidades especiais dispõem de 3h30 para completar a prova.

Nesta primeira fase, tanto a aplicação quanto a correção das provas são feitas pelas escolas, que deverão seguir as instruções e os gabaritos elaborados pelo Impa. Os alunos concorrem, dentro da própria escola, com estudantes do mesmo nível, a vagas para a segunda fase da Obmep, em quantidade predefinida que varia de acordo o número de inscritos pela escola, por nível.

O resultado dos classificados para a segunda fase será divulgado na página da olimpíada em 2 de agosto, e a prova será em 19 de outubro em locais de aplicação definidos pelo Impa. Em 20 de dezembro, a Obmep vai publicar no site a lista dos premiados da 19ª edição.

A olimpíada premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6,5 mil medalhas (500 ouros, 1,5 mil pratas e 4,5 mil bronzes) e até 45 mil certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 1,95 mil medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1,35 mil bronzes) e até 6 mil certificados de menção honrosa.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos alunos de escolas públicas que integram o programa.

Escolas inscritas em Içara
Colégio Cristo Rei
EEB Melchiades Bonifacio Espindola
EEB Antonio Colonetti
EEB Antonio G Sobrinho
EEB Ignacio Stakowski
EEB Prof Maria Da Gloria Silva
EEB Prof Salete Scotti Dos Santos
EEF Alaide Tabalipa
EEF Augusta Scotti Bacis
EEF Dimer Pizzetti
EEF Gervasio Teixeira Fernandes
EEF Quintino Folhiarini Dajori
EMEF Angelo Zanellato
EMEF Maria A Bitencourt Lodetti
EMEF Quintino Rizzieri
EMEF Paulo Rizzieri
EMEF São Rafael
EMEF Tranquilo Pissetti