logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 09/02/2022 | 17:07

Alunos do CEI Jardim Encantado serão transferidos para a Escola São Rafael

Comunidade da Ponta do Mato contesta o remanejamento, realizado devido à baixa demanda

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Os alunos matriculados no CEI Jardim Encantado, em Ponta do Mato, serão transferidos neste ano para a Escola São Rafael, que foi ampliada e voltará às atividades na próxima segunda-feira, dia 14. De acordo com a secretária de Educação de Içara, Rose Reynaud, o remanejamento foi realizado devido à baixa demanda.

“Quando assumimos a secretaria, havia 12 alunos matriculados na Ponta do Mato. Terminamos o ano com nove e, em todas as visitas que fizemos ao longo do ano, tinham seis ou cinco alunos em aula. Então, não havia condições de manter a estrutura para essa demanda”, justifica.

“A diretora fez reunião com os pais e depois marcou outro encontro do qual também participei. A partir disso, decidimos pelo remanejamento para a escola São Rafael, numa sala própria, espaçosa, adequada para receber a turma de educação infantil. Tranquilizamos os pais de que as crianças estarão seguras na nova escola e contarão com transporte escolar específico”, acrescenta.

Até então, a escola de Terceira Linha oferecia apenas o ensino fundamental. “Como já temos 30 crianças matriculadas, vamos ter duas turmas de educação infantil na escola São Rafael, uma pela manhã e outra à tarde. A da tarde vai receber as seis crianças da Ponta do Mato que estavam matriculadas lá”, detalha Rose.

Manifestação

Descontentes com a mudança, moradores de Ponta do Mato realizaram na tarde desta quarta-feira, dia 9, uma manifestação na frente do CEI, na tentativa de reverter a decisão de fechar a unidade escolar. “Simplesmente optaram em fechar a escola, não comunicaram ninguém, não soubemos o motivo, pois não veio nenhuma informação certa da prefeitura. Estamos tentando uma reunião desde dezembro, sem sucesso”, alega Ângela Niero Dalmolin, uma das lideranças da comunidade.

“Começou com uma mensagem convidando os pais para uma reunião no dia seguinte, às 17 horas. Foram poucos pais, pois no horário todos trabalham. Foi passado que o número de alunos era insuficiente e apresentaram duas opções: levar para o São Rafael ou para o Poço Oito. Ou seja, a decisão já estava tomada”, acrescenta. No sábado, dia 5, quando funcionários da prefeitura foram retirar os móveis da unidade escolar, se depararam com o movimento da comunidade. “Houve uma revolta porque a prefeitura veio tirar as coisas do CEI e algumas delas foram compradas pelos pais”, afirma Ângela.

Mais uma turma em Novo Caravaggio

Segundo a secretária Rose Reynaud, outra escola da rede municipal, a Professora Maria Barcellos Puzisk, em Novo Caravaggio, também passará a atender a educação infantil a partir deste ano. “Lá, estão 20 crianças entre três e cinco anos, em período integral. Levamos oito alunos do quinto ano do Puzinsk para o Tranquillo Pissetti (no bairro Nossa Senhora de Fátima) e nesse espaço abrimos a turma da educação infantil”, relata.