Cotidiano | 08/12/2023 | 17:47
Alunos do CEI Pequeno Príncipe conhecem o doce mel da abelha Be Bee
Visita foi realizada para apresentar a importância da espécie para o desenvolvimento sustentável
Especial de Lucas Lemos
Compartilhar:
A abelha Be Bee está engajada em polinizar Içara com conhecimento para o desenvolvimento sustentável da cidade. Por onde passa, além de muitas curiosidades sobre a produção do mel, do própolis e da cera, ela deixa um gostinho doce. Dentre as espécies sem ferrão, a personagem divertida proporcionou também o sabor tipicamente brasileiro da Mandaçaia a 70 estudantes nesta sexta-feira, dia 8. A visita desta vez foi realizada no Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, no bairro Raichaski.
"Foi enriquecedor para os alunos e professores. Pudemos conhecer muito mais o funcionamento das colmeias, que serve de exemplo para todos nós, e também da importância para a vida no planeta", indica a diretora, Márcia Pacheco Souza Cechinel. “As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Por isso, temos que aprender a respeitar – e preservar – para termos um ambiente saudável”, lembra a consultora da Associação Empresarial de Içara (ACII) responsável pela didática com os estudantes, Karine Cearon
Etapa itinerante
A visita da colmeia aos pequeninos de três a cinco anos no bairro Raichaski faz parte da nova etapa do projeto de meliponário iniciado na rede municipal de ensino neste ano. A iniciativa da Associação Empresarial de Içara por meio do Fundo Social do Sicredi foi lançada no SEI23, o evento de empreendedorismo e inovação anual da ACII, e trabalhada inicialmente na Escola Padre Pacífico Dagostim, no bairro Vila Nova.
"A partir da experiência que tivemos, percebemos que poderíamos propagar ainda mais conhecimento sobre a importância das abelhas. Por isso, decidimos percorrer as unidades de ensino que tenham interesse", ressalta Karine. "E para nós é uma alegria ver todo o entusiasmo em que os estudantes recebem o projeto. O Fundo Social tem a finalidade de oportunizar o desenvolvimento das comunidades, sendo a educação um dos eixos", pontua o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup.
“O desenvolvimento sustentável está na missão da ACII e presente em nossas atividades voltadas a educação. Agradecemos ao Sicredi pela parceria em ações como essa, que possibilitam a transmissão de conhecimento de uma forma lúdica para que as crianças possam aplicar, se inspirar com a organização das abelhas também para empreenderem e serem agentes de transformação”, pontua o presidente da ACII, Marco Aurélio Périco Góes.