Cotidiano | 24/08/2023 | 23:30
Alunos do curso de italiano recebem novos livros didáticos
Escritora italiana Georgia Miazzo esteve na Escola São Rafael para apresentar o material
Redação | com informações da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Inseridos em um contexto de forte presença da cultura italiana, os alunos da Escola São Rafael, em Içara, têm a opção de aprenderem o idioma trazido pelos antepassados com um curso ofertado dentro da instituição do bairro Terceira Linha. Nesta quarta-feira, dia 23, os estudantes recepcionaram a escritora Georgia Miazzo, que produziu os novos livros didáticos que serão utilizados nos encontros. Ao todo, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia adquiriu 50 unidades.
“A língua italiana é uma parte importante da herança cultural da colonização no Sul de Santa Cataina. Aprender o idioma ajuda as crianças e adolescentes a se conectarem com suas raízes e a compreenderem melhor a cultura de seus antepassados. Além disso, aprender italiano pode render bons frutos profissionais no futuro, com oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior”, afirma a secretária da pasta, Elenice Alvim de Oliveira.
Os livros também irão enriquecer as bibliotecas das demais escolas municipais. A italiana Georgia Miazzo, além de escritora, é professora de línguas, intérprete e tradutora juramentada, jornalista e tour leader certificada. Estudiosa da cultura das Américas, com ampla experiência local, ela atua profissional e academicamente em países europeus e latino-americanos. “Pesquiso o patrimônio imaterial da emigração italiana no mundo, realizo palestras e conferências em universidades, escolas, instituições e administrações, com participações em jornais, rádios e televisões na Itália e no exterior”, conta.
Georgia está no Brasil para divulgar o livro Viagem só de ida para a Mèrica. O projeto, nascido em 2011, já trabalhou com 400 comunidades e 30 mil alunos. Ela também lançou a produção na noite desta quinta-feira, dia 24, no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti, no centro de Içara, com o apoio da Academia Içarense de Letras e Artes (Aila), da Associação Cultural Ítalo-Veneta e da Fundação Cultural de Içara (FCI).