Cotidiano | 06/05/2014 | 13:11
Alunos montam e aprendem a usar ábaco
com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Trabalhar as habilidades intelectuais dos alunos e a formação dos conceitos matemáticos de forma prazerosa e divertida. Este foi o propósito da professora Maria Helena Costa Réus ao propor o uso do ábaco aos alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Theóphilo Cassemiro de Içara. O antigo instrumento de cálculo foi construído pelos próprios estudantes com barra de sabão, palitos de churrasco e mangueira de silicone.
“Sabendo-se que o aluno está em pleno desenvolvimento de suas habilidades intelectuais, mas ainda precisa do material concreto para formar seus conceitos matemáticos, encontramos no ábaco o grande desafio de usá-lo na composição do sistema numérico, bem como na adição e subtração. Os alunos aprenderam de forma prazerosa e divertida. A aula foi tão produtiva que filmamos o aprendizado”, conta Maria Helena.
Conforme a diretora Giovana Borges, a elaboração do aparelho contribui na transformação do conteúdo em conhecimento efetivo. Para a estudante Ana Beatriz Guessi de Souza, de sete anos, virou uma nova forma de responder as tarefas. “Aprendi o que é unidade, dezena e centena. Adorei construir o objeto e uso para fazer continhas”, diz Emanuelly de Matos Rocha, também com sete anos. “É legal e eu consegui fazer 64 números diferentes em 20 minutos”, conta Vitor Gregório de Assunção.