Cotidiano | 18/09/2009 | 14:21
Alunos terão correção da postura
Lucas Lemos com informações de Alexandra Cavaler (Assessoria)
Compartilhar:
De um total de 14 crianças que tiveram a postura analisada, todas apresentaram problemas, ainda que com níveis diferentes. O estudo realizado pela Prefeitura de Içara com os alunos da quarta série da Escola de Ensino Fundamental Padre Pacífico Dagostim, no bairro Jussara, será apresentado no próximo dia 25. E conforme o coordenador Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, servirá para que novos hábitos sejam empregados pelos pais, professores e também pelos estudantes. Algumas aulas de Educação Física, por exemplo, deverão ser utilizadas para tratar dos cuidados fisioterápicos.
“Hábitos posturais incorretos adotados desde o ensino fundamental podem gerar alterações irreversíveis nas crianças, considerando que as estruturas que compõem a unidade vertebral sofrem um processo de degeneração ao longo da vida e não apresentam mecanismos de regeneração”, alerta Milton. Ainda segundo ele, os problemas podem ser “originados do transporte e uso inadequado de mochilas”.
Além da escola no bairro Jussara, outros estudantes poderão ser beneficiados com a futura ampliação das ações. E o projeto também já está planejado para ser desenvolvido junto aos servidores públicos do Município, isto através de um programa específico que terá sede na garagem da Prefeitura. Segundo Milton, o local foi escolhido propositalmente por estar próximo dos trabalhadores mais vulneráveis aos problemas vertebrais.
AS FASES DO PROJETO “ESCOLA DE POSTURA”
- Avaliação Postural: realizada de forma individualizada, através da aplicação de questionário onde constam dados pessoais (nome, idade, peso), e perguntas relacionadas ao uso da mochila, peso da mesma, atividades desenvolvidas fora do horário escolar, tempo desenvolvendo estas atividades;
- Palestras: após avaliação inicial, serão realizadas duas palestras de orientação postural. A primeira sessão educativa será destinada aos pais e/ou responsáveis, e professores e diretores da escola. A segunda palestra será destinada aos alunos participantes do estudo;
- Escola de Postura: dividida em atividades voltadas para as crianças que não apresentarem alterações ou queixa de dor, e atividades para as crianças que apresentarem alterações posturais, com ou sem queixa de dor. Após 12 aulas, as crianças serão novamente avaliadas.