Cotidiano | 20/03/2014 | 14:58
Ambulatório aproxima atendimento infantil
com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A disponibilidade de um psicólogo e um psiquiatra Infantil (até 18 anos) no Ambulatório de Saúde Mental de Içara colocou Içara no seleto grupo de cidades que atendem esta faixa-etária no próprio município. Somente entre fevereiro de 2013 e 2014 foram mais de 77 consultas ao mês. Para o atendimento, o jovem deve primeiro ser levado a uma unidade de saúde para o encaminhamento.
“Entre Florianópolis e Porto Alegre, Içara é o segundo município a contar com o atendimento de psiquiatria infantil, pois somente Criciúma dispunha, até o momento, deste profissional. Precisávamos encaminhar os pacientes à capital e agora o serviço é prestado aqui na cidade efetivando a rede de atendimento e acolhimento realizada a partir das unidades de saúde”, explica o secretário municipal de Saúde, Lauro Nogueira.
Conforme o coordenador de Saúde Mental em Içara, Sergio Leonardo Gobbi, o serviço infantil significa economia e agilidade no tratamento. “Com o auxilio do protocolo, conseguimos unificar os procedimentos, dar celeridade e qualidade ao atendimento”, relata. O ambulatório tem ainda dois psicólogos, dois psiquiatras e um especialista em saúde mental para adultos, além de enfermeira e duas técnicas de enfermagem.