logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 25/01/2014 | 10:48

Amigas do Peito reeditarão calendário

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Devido à procura, o calendário idealizado pelo grupo de mulheres mastectomizadas que integram a Associação Amigas do Peito de Içara será reeditado. Segundo a voluntária Iede Cardoso, foram impressos mil calendários. Desde o lançamento no dia 18 de dezembro do ano passado, a procura foi grande. “Estamos com pouco material, no lançamento vendemos 300 exemplares e no decorrer dos dias disponibilizamos em três estabelecimentos comerciais de Içara. As voluntárias também se responsabilizaram para comercializar e ficaram surpresas com a boa aceitação”, comemora.

A proposta do material produzido pelo fotógrafo Gilmar Axé foi fazer imagens do cotidiano das mulheres e contar a história de 14 integrantes da Associação. “Ao contrário de outros calendários que geralmente utilizam fotos sensuais, no da Ampi cada foto foi tirada no local de trabalho de cada uma delas, focando o tema – “E a vida continua...”, explica a voluntária.

Comercializado por R$10, na Matesc Livraria e Papelaria, Foto Axé e Milla Farmácia de Manipulação, o dinheiro das vendas já está depositado em contas abertas em duas cooperativas de crédito do município. “A primeira mulher que precisar para algum exame relacionado à doença, dependendo do caso, o valor será doado ou emprestado. Nossa intenção é evitar que na necessidade de realizar algum exame, a pessoa tenha de onde tirar o dinheiro”, comenta Iede.

Para este ano, a meta da Ampi é preparar seu estatuto, montar uma programação para o segundo sábado do mês de março, lembrado como o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, que neste ano irá culminar com o Dia Internacional da Mulher, além de montar um banco de perucas, turbantes e lenços, para deixar á disposição das mulheres que precisam deste cuidado. “Temos um exemplo de uma cidade do Oeste do estado, onde existe um salão de beleza que realiza um trabalho voluntário na produção de perucas. Pensamos em trazer esta iniciativa para Içara, como também reunir costureiras na produção de turbantes”, idealiza Iede.

Há aproximadamente oito anos, um grupo de mulheres que passou pela experiência do câncer de mama, fundou a Associação. Atualmente, ele é formado por mulheres, de diversas faixas etárias, que se reúnem uma vez por mês, com o objetivo de ajudarem-se mutuamente. As reuniões aproximam, auxiliam, emocionam, por servir de apoio ao grupo. Palestras que envolvem atividades de motivação e crescimento pessoal são realizadas em vários encontros com a participação de profissionais da área da saúde.