Cotidiano | 10/07/2012 | 23:21
Anvisa proíbe venda do Oxielite Pro
Especial de Paula Laboissière, da Agência Brasil
Compartilhar:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, a divulgação, o comércio e o uso do suplemento alimentar Oxielite Pro nesta terça-feira, dia 10. A medida é válida em todo país. De acordo com o órgão, o produto, fabricado por empresa desconhecida possui a substância dimethylamylamine (DMAA) na composição, um estimulante que ajuda a emagrecer e aumenta o rendimento atlético.
Na última terça-feira, o DMAA foi incluído na lista de substâncias proscritas no Brasil, o que impede a importação de suplementos alimentares que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal. Além do Oxielite Pro, o DMAA é encontrado na composição de suplementos alimentares como Jack3D e Lipo6 Black. Por meio de nota, a Anvisa alertou que o consumo de suplementos alimentares pode causar graves danos à saúde.
Também segundo a agência reguladora, alguns desses produtos contêm ingredientes que não são seguros para o uso em alimentos, como estimulantes e hormônios. Os suplementos alimentares também podem conter substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico. “Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte”, alertou o órgão.