logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Cotidiano | 29/08/2016 | 16:00

Apae transforma prevenção em aplicativo

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Quase 80% das deficiências são passíveis de prevenção. Entre as orientações está a realização de exames pré-concepcionais para saber se há doenças transmissíveis, aconselhamento genético, uso de ácido fólico, além da presença do pediatra na sala de parto e a realização dos testes após o nascimento, por exemplo, do pezinho. Essas são apenas algumas dicas do aplicativo APAE Prevenção de Deficiências desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Içara para aparelhos Android. O próximo passo será levar a proposta também para dispositivos com iOS.

"Além do atendimento na escola, o nosso trabalho é também de orientação. Temos material impresso para isso. Mas nem sempre está à mão. A ideia de criar um aplicativo surgiu a partir da proposta de chegar mais facilmente às pessoas. É gratuito e não tem retorno financeiro para nós", indica uma das integrantes da equipe de prevenção, a fisioterapeuta Mirian Guglielmi Balod. "O conteúdo fala também sobre o desenvolvimento das crianças e cuidados com adultos. Somos uma referência, mas a ideia é que todo o país utilize e procure a Apae mais próxima quando necessário", acrescenta.

"Em alguns casos o atendimento na escola não é preciso, mas orientamos para que as estimulações necessárias possam ser realizadas em casa. Fizemos uma capacitação com todas as agentes de saúde da cidade sobre prevenção. Orientamos também que baixassem o aplicativo. E já recebemos pessoas encaminhadas por elas", completa. "Todos os comentários no aplicativo têm sido positivos. Estamos com a avaliação máxima entre os usuários. A nossa intenção é inserir mais informações para a comunidade com dicas também de pediatras, geneticistas e outros profissionais", pontua.