logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 11/05/2021 | 15:01

Aplicação da vacina AstraZeneca é suspensa em gestantes

Suspensão da aplicação da AstraZeneca em gestantes segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde de Içara suspendeu nesta terça-feira, dia 11, a aplicação da vacina AstraZeneca contra a covid-19 para as gestantes do município. A medida vai se manter em vigor até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária revogue a decisão e, conforme divulgado pelo Município, não afetará a imunização das gestantes, a partir de agora, em continuidade com outras marcas.

“A Secretaria Municipal de Saúde determinou a suspensão da vacinação das gestantes do município de Içara, independente do tempo de gestação, visando preservar a saúde das gestantes e de seus filhos”, informa o secretário de saúde Sandro Ressler. “Mas, quero tranquilizar a população, ao informar que até aqui não tivemos nenhum registro de problemas com esta vacina a nossas gestantes”, conclui.



A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressalta a Anvisa.