Divulgação
Cotidiano | 04/09/2019 | 16:00
Aplicativo facilita doações de materiais de construção a pessoas cadastradas
Com informações da assessoria da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Um projeto piloto foi lançado nessa quarta-feira, dia 4, pelo Governo de Içara e será gerido pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. O projeto consiste em destinar sobras de materiais de construção para quem estiver cadastrado a receber doações desses materiais.
Os cidadãos que não tem cadastro prévio na Secretaria de Assistência Social, também podem baixar o aplicativo, mas devem em seguida efetivar seus cadastros diretamente na sede do órgão, na Rua Donato Valvassori, 667, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A doação será realizada de cidadão para cidadão. Caso alguém possua na residência algum material de construção leve, deve realizar o cadastro no aplicativo, lançando o que deseja doar, e em seguida a Secretaria de Assistência Social coleta o material na residência. O cidadão que gostaria de receber aquele material também precisar ter o aplicativo para acesso à lista de itens. “Na Secretaria, a equipe fará um filtro das necessidades previamente cadastradas e posterior encaminhamento. É um aplicativo pioneiro. Todos têm que baixar, usar, pois é bem intuitivo e fácil de manusear”, explicou Fabiana.
O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Appso, startup de Içara. "Nossa missão casou muito bem com o produto, já que o conceito remete a rever nossas atitudes, nossas ações e nossa relação com o meio ambiente. A pessoa pode fazer o login pelo Facebook ou Google/e-mail. O app está disponível na Apple Store e no Google Play, basta digitar “Rever” na busca. Ele funciona também como um canal de informação pública entre administração x população”, explicou o coordenador Administrativo e Comercial da empresa, Fabrício de Jesus.
No aplicativo, também é possível analisar o estoque de todos os materiais, analisar o que foi já doado e adquirido. “O aplicativo será gerido pelo Departamento de Habitação. No cadastro, o cidadão envia sua localização e também a foto do material. A Secretaria fará a busca no local indicado”, destaca o técnico do Setor de Habitação Tiago Inácio. Ele elenca que para receber os materiais os cidadãos precisam se adequar aos seguintes critérios: ter renda de no máximo dois salários mínimos, ter apenas um imóvel no Município, ter acima de 18 anos ou ser emancipado. Já as entidades precisam estar cadastradas nos conselhos de atuação.