logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 29/11/2022 | 12:39

Após 10 anos, jovens reencontram cartas em cápsula do tempo

Materiais foram preservados no jardim da Escola Quintino Rizzieri

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Ex-estudantes da Escola Municipal Quintino Rizzieri tiveram a oportunidade de ter contato com a própria infância de uma forma especial nesta segunda-feira, dia 28. Agora jovens adultos, eles receberam de volta cartas, marcadas por 10 anos em uma cápsula do tempo guardada no jardim, com recordações dos tempos em que estavam no último ano do ensino fundamental, na época, a oitava série.

“Foram muitas emoções. Mesmo com as cartas molhadas e bem danificadas, com a escrita comprometida, o sorriso, o abraço e o olhar de cada um de felicidade pelo reencontro, contagiou esse momento mágico que ficará para sempre em nossas lembranças”, enaltece a diretora Eliane Magdalena. Quando a cápsula foi criada, como professora de Língua Portuguesa, ela utilizou a dinâmica para trabalhar a produção textual de cartas.

“Como seria o último ano na escola, cada estudante, supervisão escolar e eu, enquanto professora das turmas, produzimos cartas endereçadas para o futuro e enterramos a primeira cápsula do tempo Quintino Rizzieri para ser aberta após 10 anos. O tempo passou, o grande dia chegou e, ontem, 28 de novembro, exatamente no mesmo dia e mês que consolidamos o projeto em 2012, fizemos a abertura”, enaltece Eliane.



Novas cápsulas

O projeto da cápsula do tempo segue na Escola Quintino Rizzieri. Agora, com os primeiros aninhos do ensino fundamental. Conforme Eliane, os alunos mais novos da escola do bairro Jardim Elizabete são estimulados a criarem desenhos desde 2017, incluírem fotos e atividades escolares para que possam receber quando estiveram no nono ano. Isto significa que a partir de 2025 novas cápsulas começarão a ser reabertas anualmente como marcos de novos tempos.