Cotidiano | 28/12/2009 | 09:49
Arroio poderá ir para a Zona Sul
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A cada temporada de verão, os problemas do litoral rinconense são exaltados. De pouco mais do que 10 mil habitantes, o distrito passa a ter quase 150 mil moradores, a maioria deles críticos. Querem estradas melhores, fim das ruas alagadas e um ambiente cada vez melhor para o descanso. Contudo, ainda encontram uma estrutura precária. Para o prefeito Gentil Da Luz, isto significa muito trabalho a ser feito. E segundo ele, projetos a serem viabilizados.
O plano de revitalização do litoral rinconense está avaliado em R$ 17 milhões. Desse total, cerca de R$ 4 milhões seriam apenas para o início dos trabalhos, com a macrodrenagem do arroio. A intenção da prefeitura é levar o córrego da Lagoa do Jacaré até o mar, contudo, através da Zona Sul. Assim, as áreas mais utilizadas pelos banhistas ficariam limpas o ano inteiro, do contrário do que ocorre atualmente, com as inúmeras aparições do arroio na lista da Fatma de locais impróprios para banho. E, além disso, se evitaria os constantes alagamentos das ruas.
Conforme Gentil, o projeto ainda precisa ser incluído numa segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Isto para que o recurso não necessite de contrapartida da prefeitura e, assim, não comprometa o caixa da Administração Municipal. A etapa incluiria ainda a construção de calçadões e passarelas sobre as dunas.